Evento de medicina equina reúne participantes de todo o país
Ciclo de Atualização em Medicina Veterinária Equina do Oeste Paulista (Cameq) teve presença de instituições como Unesp, UEM e UFMS



O curso de Medicina Veterinária da Unoeste promoveu, no último final de semana, a 2ª edição do Ciclo de Atualização em Medicina Veterinária Equina do Oeste Paulista (Cameq). Realizada na Casa do Médico de Presidente Prudente, a iniciativa recebeu o apoio da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq) e teve a participação de profissionais e acadêmicos da universidade prudentina e de outras 16 instituições de ensino superior do país.
“Com cerca de 200 pessoas, esta atividade superou todas as expectativas e o aspecto mais interessante foi a diversidade acadêmica, pois alunos de diferentes origens se reuniram com um propósito comum: agregar conhecimentos sobre campos da medicina equina como cólica, emergências oftalmológicas e cirurgias a campo”, explica o docente da Unoeste e idealizador do evento, Rodrigo Rolim. Ele acrescenta que esta pluralidade, confirmou-se mediante a origem dos palestrantes. “Estes conceituados profissionais, também estão envolvidos com o ensino, ampliando para 20 o número de instituições participantes”.
Rolim salienta que o respaldo recebido pela Abraveq, confirma o papel da Unoeste como formadora de profissionais na área. “O prestígio que a universidade possui no meio acadêmico e o apoio fornecido pela entidade, foram fundamentais para o sucesso do Cameq”.
Luciane Rasera, da Faculdade de Jaguariúna (FAJ-SP), ministrou a palestra sobre Cólica Equina. “Existem muitos estudos neste segmento que é amplo e possui diferentes técnicas, por isso, disponibilizei informações relevantes para aqueles que atuam ou pretendem trabalhar nesta área”. Ela observa que o profissional que desenvolve este procedimento, necessita de um ambiente equipado adequadamente. “O Hospital Veterinário (HV) da Unoeste tornou-se referência nesta especialidade, pois os veterinários que trabalham a campo tem a possibilidade de encaminhar para este local, os animais que precisam desta assistência”.
A veterinária Juliane Moreira, de Dourados (MS), esteve entre os inscritos. “Através deste ciclo pretendo estreitar a minha relação com outros profissionais e receber por meio de amplas abordagens, conhecimentos que serão úteis para o meu trabalho”, diz.
Lenise Garbelotti Gonçalves cursa Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e veio para Prudente participar do evento. “Fiquei sabendo desta atividade, através do Grupo de Estudos em Medicina Equina (Game) que participo na minha instituição. A minha busca é por agregar conhecimentos diferenciados que serão relevantes na atuação profissional”.
Wesley Breda está no 8º termo de Medicina Veterinária na Unoeste e integrou a comissão organizadora do Cameq e também presenciou as palestras. “Tive uma oportunidade ímpar de estabelecer contatos com palestrantes renomados e, além disso, ampliar as informações que são fornecidas em sala de aula”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste