CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Faclepp abre Jornada de Educação e simpósio científico

Palestra inicial traz mensagem de otimismo; hoje ocorrerá inauguração do Espaço Cultural Professor Agripino


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Faclepp abre Jornada de Educação e simpósio científico
Acadêmicos de Música preparam clima antes da palestra
Foto: Débora André Faclepp abre Jornada de Educação e simpósio científico
Composição da mesa principal do evento
Foto: Débora André Faclepp abre Jornada de Educação e simpósio científico
Professor César Nunes fala da importância da iniciação científica na formação acadêmica


O principal evento da segunda noite (22) da XIII Jornada de Educação e XIII Simpósio de Iniciação Científica será a inauguração do Espaço Cultural Professor Agripino, às 19h, no hall do bloco A, campus I da Unoeste. No local, ocorre ainda, o vernissage da “Exposição de Arte – 90 anos da semana de arte de 22: novos olhares”. As atividades contarão com a presença dos fundadores da universidade, Agripino e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.

Em seguida, terão início os minicursos e palestras específicos para os cursos de licenciatura e bacharelados da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). No total, 1.050 participantes aderiram aos eventos. Quase 100 trabalhos foram inscritos nas categorias orais e painéis, que serão apresentados no sábado (26), data de encerramento.

Na palestra de abertura, o professor César Nunes, da Unicamp, trouxe uma mensagem muito otimista para os acadêmicos. Segundo ele, preparou sua fala para contemplar a dupla natureza do evento. Na primeira parte, apresentou um quadro geral da Educação brasileira e os desafios dessa conjuntura, de uma nova década que se inicia.

Um dos pontos centrais compartilhados pelo palestrante foi a ideia de vencer algumas estruturas injustas e contraditórias da Educação, para avançar na direção de Ensino de qualidade para todos os brasileiros. E para tanto, a iniciação científica – etapa de formação dos jovens e dos pesquisadores, numa universidade que abriga 11 cursos de licenciaturas – também tem uma responsabilidade na formação de professores na região.

“Por isso, trouxe palavras de esperança, de crítica do que fizeram de nós e de esperança porque podemos melhorar a forma como aprendemos. Eu quero que os professores compreendam que temos hoje desafio de produzir uma escola de qualidade, emancipatória e humanista. Isso é a tarefa de eventos como esse”, ressaltou Nunes.

O evento da Faclepp tem apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), por meio da Assessoria de Eventos Acadêmicos e Científicos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem