Jornada de Odontologia expõe importância da atualização
Última palestra do evento aborda técnica para não desgastar dentes que necessitam de resina


Ser dentista é aprimorar o trabalho e adquirir conhecimentos também além do consultório. Com estudo e participação em eventos da área, obtém rico repertório científico e constante atualização de informações. Esta importante noção foi transmitida a alunos e professores da Unoeste e a profissionais durante a Jornada de Odontologia 2012.
O doutor em Dentística Restauradora Marcelo Agnoletti Pereira esteve na condução da última palestra e abordou a Odontologia Adesiva Direta. Ele explica que se trata de “usar materiais que podem ser aplicados diretamente no paciente sem intermédio de laboratório ou de técnica que tem que moldá-lo, fazer fora da boca, depois voltar e cimentar”. A vantagem é não desgastar os dentes que precisam ser remodelados com auxílio de resina.
Apesar de ser um método amplamente difundido, principalmente em clientes jovens, o doutor reforça que o profissional tem que ser totalmente capacitado para empregá-lo. “Se não souber qual é o substrato que se está trabalhando não vai ter resultados”. Portanto, para escolher o sistema adesivo dentário mais apropriado, explica que devem ser analisados: categorias existentes, adesão ao esmalte e à dentina, tipos de substrato contidos, controle da umidade, evaporação do solvente, simplificação, desempenho clínico e sensibilidade pós-operatória. Independentemente da qualidade do produto, o paciente tem que estar ciente de que ter cuidado com os dentes, fazer correta escovação e realizar manutenção periódica contribuem para um melhor resultado e prolongamento da vida útil da resina.
Agnoletti ainda exibiu casos clínicos para que os ouvintes compreendessem melhor como é feito o procedimento. A palestra foi realizada no Teatro César Cava, na sexta-feira (25) pela manhã. “Perceber algumas aplicações clínicas diferentes da didática de alguns professores. É bom vermos técnicas novas e nos atualizarmos, porque o mercado odontológico está sempre sendo renovado”, discursa Pedro Fernandes, do 7º termo. Jacqueline Pereira de Souza, do 5º termo, também se interessou pelo tema. “Conseguimos ampliar o nosso conhecimento, aumentar a visão sobre o que tem aprendido e o que pode melhorar”.
Balanço do evento – Iniciada na quarta (23), a Jornada de Odontologia foi finalizada na sexta à tarde, com estudantes apresentando seminários sobre casos desenvolvidos por eles, com a orientação do corpo docente, na Clínica de Odontologia da Unoeste. “A jornada foi muito produtiva. Tivemos palestras muito interessantes, de qualidade e que acrescentaram bastante para os docentes e principalmente para os alunos”, descreve Claudia de Oliveira Lima Coelho, coordenadora do curso.
Mais um ponto mencionado pela dentista é a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, também feita durante o evento. “Ficamos muito felizes e orgulhosos com a qualidade dos projetos e dos trabalhos. Com certeza muitos serão publicados em revistas de conceito”. Segundo ela, formar profissionais preparados para o mercado de trabalho é resultado de investimento que a graduação faz em outra formação, a dos professores.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste