Paciente especial requer abordagem adequada em odontologia
Especialista de prestígio internacional abre Jornada na Unoeste e defende a necessidade de trabalho educativo



A XV Jornada de Odontologia da Unoeste foi aberta pela especialista brasileira de prestígio internacional Lêda Regina Fernandes Mugayar, cirurgiã-dentista e odontopediatra. Esteve em pauta o tratamento de pacientes com necessidades especiais. Tema atual e recorrente em eventos de peso no segmento da saúde bucal e bem-estar, como ocorreu no recente Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, em sua 30ª edição.
Tratar de paciente especial requer abordagem adequada para não causar traumas. São pessoas que apresentaram problemas neuromotores, de aprendizagem, de doenças sistêmicas crônicas e dificuldades psicossociais e transtornos emocionais. “Alguns pacientes têm até dificuldade de verbalizar”, disse a especialista para uma atenta plateia de 350 alunos da Faculdade de Odontologia da Unoeste, nesta quarta-feira (23), no salão de eventos Solarium, no campus II.
Autora do livro Pacientes Portadores de Necessidades Especiais – Manual da Odontologia e Saúde Oral, Lêda Mugayar ofereceu explicações que passaram por técnicas alternativas de tratamento, a compreensão de aspectos psicológicos, as contenções física e química e anestesia geral, entre outros assuntos pertinentes. Para a especialista existe a necessidade de um trabalho educativo em nível mundial sobre o tratamento odontológico para pacientes especiais.
Lêda Mugayar é especialista em odontologia pediátrica, radiologia e diagnóstico oral e odontologia para pacientes com necessidades especiais. Por dez anos foi presidente da International Association for Disability and oral Health (IAHD). Radicada em São Paulo é visiting associate professora na Universidade da Flórida, junto ao Departamento de Pediatria, uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo e uma das mais antigas dos Estados Unidos.
A abertura da jornada foi feita pela diretora da Faculdade de Odontologia, Cláudia de Oliveira Lima Coelho. O cerimonial organizado pela Assessoria de Eventos Acadêmicos e Científicos da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), através da assessora Juliene Maldonado Orosco, contou na formação da mesa com as professoras Cristhiane Olivia Ferreira do Amaral (organizadora da jornada) e Arlete Gomes dos Santos, o representante do corpo docente Fladimir Dariva Pereira e o diretor administrativo do Hospital Regional (HR) Leonardo Lamberti Obici – frei Afonso, juntamente com Cláudia Coelho e Lêda Mugayar. Também estiveram na abertura os professores Adilson de Oliveira e Pedro Ângelo Cintra.
Nesta quinta (24) e sexta-feira (25) a Jornada prossegue no Teatro César Cava, campus I da Unoeste. Na manhã de quinta, a partir das 8h, ocorrerão as bancas de defesa pública de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Às 14h, começará a apresentação de projetos para elaboração de novos TCCs. Na sexta, às 8h, o professor da Universidade de São Paulo (USP), campus de Bauru, doutor Marcelo Agnoletti Pereira, discorrerá sobre odontologia adesiva direta – como obter resultados excelentes com os materiais disponíveis atualmente. Das 14h em diante serão apresentados seminários sobre casos que os alunos desenvolveram na clínica, orientados por professores.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste