CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Psicologia inicia XXV Jornada com palestras e minicursos

Palestra de abertura abordou “O Sofrimento Psíquico do Trabalhador de Saúde no SUS”


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Psicologia inicia XXV Jornada com palestras e minicursos
Doutora Sandra Ribeiro mostra como o psicólogo pode contribuir no processo de trabalho que acaba conduzindo ao adoecimento
Foto: Mariana Tavares Psicologia inicia XXV Jornada com palestras e minicursos
Mesa principal composta por Ilza Ligia Biceglia, Regina Gioconda, Camélia Murgo e Thiago Gonçalves
Foto: Mariana Tavares Psicologia inicia XXV Jornada com palestras e minicursos
Cerimônia de abertura teve apresentação musical de alunos do curso de Música da Unoeste


Como promover uma boa saúde do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo com que o próprio trabalhador da rede tenha este favorecimento para que possa desempenhar um bom trabalho? Com este foco, a psicóloga doutora Sandra Fogaça Rosa Ribeiro abriu a XXV Jornada de Psicologia da Unoeste, na noite desta segunda-feira (21), no auditório Azaleia, no campus II. Os participantes foram recepcionados com apresentação musical de alunos do curso de Música. O pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, também esteve na cerimônia.

A palestrante, que também é docente da Unoeste, abordou “O Sofrimento Psíquico do Trabalhador de Saúde no SUS”. Segundo ela o tema, que foi seu trabalho de mestrado e doutorado, mostra uma área muito importante da profissão: a psicologia na saúde pública.

Na ocasião, ela apresentou maneiras de como o profissional pode contribuir no processo de trabalho que acaba conduzindo ao adoecimento. Não apenas no trabalhador individualmente, mas de uma maneira mais ampla, que envolve políticas públicas como nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vigilância Sanitária e Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). “São redes do SUS que têm um trabalho fundamental”, destaca.

De acordo com a palestrante, na cidade em que ela fez sua pesquisa, os afastamentos por saúde mental têm sido três vezes maior nos trabalhadores de saúde do que na população em geral. “Esses dados são de uma pesquisa qualitativa em uma cidade específica, por isso não tem como generalizar. No entanto, há grande possibilidade dessa situação ser a mesma no território nacional”, pontua.

A doutora discorre que o fator é maior em trabalhador da saúde porque ele atua justamente com a dor do paciente. “Seu oficio é promover a saúde, mas muitas vezes ele trabalha com doenças que são extremamente desgastantes, como a própria morte”, avalia.

Jubileu de Prata – A coordenadora da graduação, a doutora Regina Gioconda de Andrade, lembra que essa edição da Jornada de Psicologia é ainda mais especial, já que marca o início das comemorações de 25 anos do curso na Unoeste. “Em todos esses anos, promovemos a semana para reunir estudantes de todos os termos, juntamente com profissionais renomados das várias áreas de atuação da psicologia, para compartilhar conhecimentos, trocar ideias e promover uma reflexão sobre o rumo da profissão”, acrescenta.

Programação – As atividades continuam durante a semana. Nesta terça-feira (22) o psicólogo e professor da FMU de São Paulo, Othon Vieira Neto, abordará “Psicologia das Emergências: Intervenções Psicológicas em Situações e Desastre, Crises e Violência”. Além das palestras que ocorrem no auditório Azaleia, sempre a partir das 19hh30, durante o dia, são realizados diversos minicursos. Já na sexta-feira (25), a partir das 19h, tem início o 9º Encontro de Ex-alunos. As atividades continuarão no sábado (26), até às 12h.

A XXV Jornada de Psicologia é realizada pelo curso de Psicologia da Unoeste, pelo Diretório Acadêmico 27 de Agosto e tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), por meio da Assessoria de Eventos Acadêmicos e Científicos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem