Repórter da Rede Globo abre Semana de Comunicação
Jornalista João Gabriel Bressan, da TV Diário de Mogi das Cruzes, apresentou toda a dinâmica do trabalho em televisão



O repórter João Gabriel Bressan apresentou a quem esteve presente nesta segunda-feira (7), na 17ª Semana de Comunicação, que o jornalismo de TV deve ser feito com paixão e muita seriedade. A palestra abriu as atividades do evento que segue até o próximo dia 11 de maio no campus II da Unoeste.
“João Gabriel mostrou todas as sensações do jornalismo”, disse a professora Leda Márcia Litholdo ao final da palestra no auditório Azaleia, que durou pouco mais de uma hora e ainda contou com sorteio de brinde e abertura de exposições de fotografia e planejamento gráfico.
A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unoeste, professora doutora Zizi Trevizan, participou da abertura do evento e compôs a mesa principal junto com o palestrante, a coordenadora do curso de Publicidade, Larissa Trindade e a coordenadora de Jornalismo, Carolina Costa Mancuzo. “É muito bom rever alunos formados na Unoeste e que agora voltam na condição de ensinar os mais jovens”, disse Trevizan.
Formado em 2005 pela Facopp, Bressan retornou à universidade para compartilhar com alunos, professores e demais presentes, um pouco do que já passou em seus sete anos de experiência com o telejornalismo, seis deles na TV Diário em Mogi das Cruzes. Antes, trabalhou um ano na TV Fronteira de Presidente Prudente. O repórter mostrou algumas de suas matérias e contou a história de cada reportagem. Como é a produção de um telejornal e os imprevistos do dia a dia da profissão foram os momentos que marcaram a apresentação. “O mercado precisa de profissionais que contornem a situação, pois na última hora tudo muda”.
A aluna de Jornalismo, Mariane Santos, pediu ao palestrante dicas para os alunos que se interessam por TV. A resposta foi categórica: “O mercado quer jornalistas que saibam se virar, sejam criativos e, principalmente, participativos”.
Luís Fernando Yassue, aluno da Facopp, afirmou que seu interesse é pela Publicidade, mas acredita que é importante participar de todas as palestras, pois “trata-se de comunicação e isso um dia será útil”.
Mariane Peres, aluna de Jornalismo, achou interessante. “Ele é um exemplo de que o reconhecimento é consequência de muito trabalho.” Ela disse que a palestra foi muito rica já que o repórter mostrou sua experiência no mercado de trabalho.
Para finalizar, Bressan falou justamente sobre a sensação de voltar à Unoeste para contribuir com seus futuros colegas de trabalho. “Hoje foi um dia inédito na minha vida. É muito bom reencontrar professores que na verdade são meus amigos e mentores. Também fiquei impressionado de ver como a Facopp cresceu e está movimentada.”
Por Taís Nicoletti, Vivian Ferro e Larissa Cardoso, da Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste