Saúde Visual do Escolar contempla criança vinda de Alagoas
Aluna da Escola Anna Antônio está há três meses em Prudente e já paz parte dos beneficiários do projeto

O Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa teve nesta terça-feira (22) um começo de tarde dos mais movimentados dos últimos tempos. A doutora Flávia Malacrida atendeu 80 crianças encaminhadas pelo projeto Saúde Visual do Escolar. Entre elas, Natália Santos de Oliveira que veio com a família de Santana do Ipanema, perto de Maceió. Há três meses em Presidente Prudente, a alagoana de 13 anos de idade foi beneficiada com o projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário em parceria com o Banco de Olhos/Santa Casa e a Unoeste, através da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
Natália estava acompanhada pela tia Adeane Quixabera dos Santos, diante da impossibilidade da mãe que passa por tratamento de saúde. “Projeto como esse não tem por lá, de onde viemos. Minha sobrinha já se queixava há algum tempo de não estar enxergando bem. Essa foi uma ótima oportunidade, inclusive por não pagar nada. Eu vim primeiro, faz três anos. Depois, veio minha irmã com os filhos. O ganho lá não é bom”, diz Adeane que mora com a família no Jardim Humberto Salvador. Natália estuda na Escola Estadual Professora Anna Antônio, no Parque Castello Branco.
Além dos alunos da escola, que fica na zona norte, estiveram nesta movimentada terça-feira no Banco de Olhos, os alunos encaminhados após os testes feitos na Escola Estadual Monsenhor Sarrion, na Vila Roberto, na zona centro sul. O aluno Luís Gustavo Teixeira, de 10 anos, já usava óculos e fez o exame para ver se mudou o grau. O pai Amilton Teixeira, comerciário e morador do bairro São Matheus, elogiou o projeto por atender – na maioria dos casos – pessoas sem condições financeiras para consulta e compra de óculos e por oferecer condições da criança passar a enxergar e melhorar o rendimento escolar.
O projeto atende alunos do 5º ano do ensino fundamental de 24 escolas das redes municipal e estadual de ensino. A primeira etapa terminou no ano passado. A segunda começou em março deste ano e irá até o final do ano que vem. Neste primeiro semestre foram feitos testes em 722 alunos, com 109 encaminhados para exames, das escolas Placídio Braga Nogueira, Clotilde Veiga de Barros, Anna Antônio, Monsenhor Sarrion, Maria Luiza Bastos e Joel Antônio Lima Genésio.
Os testes são feitos por alunos do curso de Medicina da Unoeste, orientados e acompanhados por professores. As atividades de hoje foram acompanhadas pelo presidente do Lions Cinquentenário, Leobardo Calderón juntamente com José Antônio Sallas Molina e Célio Fattori Jr; e pelo presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, a assistente social Fátima Rota, o auxiliar de enfermagem Thiago Vitorino e a estagiária Camila Cabrera.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste