CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste recebe premiação como finalista no ODM Brasil

Projeto da universidade ficou entre 51 finalistas dentre 1.638 inscritos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste recebe premiação como finalista no ODM Brasil
Augusta Klébis e Alba Arana representam a universidade na premiação
Foto: Roberto Stuckert Filho Unoeste recebe premiação como finalista no ODM Brasil
Dilma acompanha cerimônia no Palácio do Planalto


A Unoeste foi ao Palácio do Itamaraty para receber premiação como finalista do 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. Com o projeto “Educação Ambiental e Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos”, a universidade ficou entre os 51 finalistas dentre 1.638 práticas inscritas na premiação.

As representantes da Unoeste em Brasília foram as professoras Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis e Alba Regina Azevedo Arana – coordenadora do programa ambiental, realizado há dez anos pela Unoeste e pela Unesp para aprimorar o trabalho desenvolvido na Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix).

Alba e Augusta também estiveram no Palácio do Planalto para acompanhar a entrega do 4º Prêmio ODM Brasil. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (30), quando houve reconhecimento nacional e até internacional da universidade, pois estavam presentes delegações de 20 países da África, América do Sul e América Central. “Estar num evento tão importante dá uma visibilidade muito grande e representa a força da Unoeste”, declara Alba.

O 4º ODM Brasil teve participação de diversas autoridades, entre elas a presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Rocha Loures, e a administradora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark. Os órgãos citados promovem o ODM Brasil, que ainda tem coordenação técnica feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Segundo o portal oficial da premiação, na ocasião, a presidenta Dilma disse que “ao entregar o prêmio a todos os contemplados, estamos reconhecendo o esforço de cada organização e prefeitura no sentido de transformar a vida real concreta das pessoas e apoiar sua conquista de direitos, voz e cidadania”.

Das 51 iniciativas, 4 são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, 6 do Norte, 20 do Sudeste e 8 do Sul. Desses finalistas foram escolhidas as 20 melhores práticas de organizações sociais e prefeituras de todo o país.

Oito metas – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são: acabar com a fome e a miséria; fornecer educação básica de qualidade para todos; proporcionar igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; dar qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Pretende-se alcançá-los até 2015.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem