Festival escolar promove integração familiar na zona leste
Ação extensiva da Unoeste contribui com o oferecimento de serviços preventivos de saúde para a comunidade



Com a finalidade de melhorar o ambiente escolar e a aprendizagem, a direção da Escola Municipal Carmen Pereira Delfim realiza o Festival Cultural Minha Escola – Minha Comunidade, nesta sexta-feira (31) em sua quinta edição. São vários os parceiros e apoiadores, entre os quais está a Unoeste com a oferta de serviços preventivos na área de Saúde. Durante o dia o atendimento é prestado por alunos e professores da Faculdade de Enfermagem, junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
O evento oferece diversas manifestações culturais, incluindo danças e músicas, painéis pedagógicos, quiosque de leitura e serviços de saúde, de cidadania e de corte de cabelo. As barracas são da comunidade, com vendas de bombom, mini pizzas, maçã do amor, pipoca, pastel, refrigerante e algodão doce, além de artesanato e cama elástica. A arrecadação é destinada à festa das crianças em outubro. Também são realizados sorteios de brindes.
A diretora Elza Oliveira Cruz conta que o festival tem apresentado excelentes resultados, incluindo a aproximação da comunidade que cada vez mais valoriza as atividades no ambiente escolar e a integração familiar (pais e filhos). A trabalhadora em serviços gerais Raquel dos Santos Cavalcante, que tem duas filhas na escola, este ano conseguiu remanejar seu horário de trabalho para ficar durante a manhã no festival. “É ótimo, nossas crianças se sentem bem”, comenta.
Instalados numa sala de aula, os alunos de Enfermagem oferecem orientação sobre várias doenças como hanseníase, tuberculose e câncer de colo de útero. São ofertados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar para detectar diabetes. Pela manhã os alunos foram acompanhados e orientados pela professora Márcia Regina Bueno e à tarde pelo professor André Silvestre.
Além da Unoeste/Proext, são parceiros e apoiadores do festival na escola que fica na vila líder – na zona leste de Presidente Prudente – a TV Fronteira com o projeto da Rede Globo – Amigos da Escola, a Fundação Agripino Lima com o curso de corte de cabelo, os jornais O Imparcial e Oeste Notícias, as várias secretarias municipais, especialmente a da Educação, entre outros.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste