CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cientista inglês sinaliza à Unoeste pesquisa em cooperação

Possibilidade surge junto à única universidade europeia exclusivamente destinada a cursos de pós-graduação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cientista inglês sinaliza à Unoeste pesquisa em cooperação
Zizi, Thompson e Fluminhan, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Foto: Gabriela Oliveira Cientista inglês sinaliza à Unoeste pesquisa em cooperação
Pesquisador também foi recebido na Reitoria da universidade, no campus I
Foto: João Paulo Barbosa Cientista inglês sinaliza à Unoeste pesquisa em cooperação
Público da palestra do doutor Thompson, realizada no auditório do Nead


Em missão científica, o pesquisador inglês Andrew John Thompson encontra-se em Presidente Prudente para relacionamento exclusivo com a Unoeste. Vem da Cranfield University, como resposta à parceria firmada em abril deste ano entre o Conselho Britânico e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, para compor uma rede de pesquisadores em nível internacional. A Unoeste é a única instituição de ensino superior particular convidada, entre dez públicas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com formação em biologia molecular de plantas, Thompson trabalha na área de estudos genéticos para resistência ao estresse hídrico. A universidade de Cranfield é a única europeia exclusivamente destinada a cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na sexta-feira (31), na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste conversou com a pró-reitora doutora Zizi Trevizan Perez, na companhia do assessor para Assuntos Interinstitucionais, doutor Antonio Fluminhan Júnior. A conversa caminhou para a possibilidade de pesquisa em cooperação entre as duas instituições.

Na visita à Reitoria, os entendimentos preliminares com a doutora Zizi foram reafirmados junto ao diretor do curso de Medicina, o médico Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, e o coordenador administrativo do Hospital Veterinário, Brunno de Oliveira Lima Anéas, com a possibilidade de bolsa sanduíche na pós-graduação. O doutor Thompson na sexta-feira esteve ainda no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), dos cursos da área de saúde, e também conheceu a infraestrutura dos campi I e II.

Sábado (1º) conheceu toda área experimental da Faculdade de Ciências Agrárias, que engloba os cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. Esteve no Laboratório de Citogenômica e Bioinformática, onde também discutiu sobre programas e possíveis trabalhos em cooperação, com o doutor Fluminhan e o coordenador do curso de Agronomia, Carlos Sérgio Tiritan. Estavam presentes alunos dos mestrados em Agronomia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Thompson ainda esteve no Centro Zootécnico e também conheceu os sistemas de irrigação de horta e campo de canola.

No domingo (2), foi com o doutor Fluminhan a Presidente Epitácio e manifestou pensamento de que deveria haver estímulo para a utilização em programas de irrigação da água em abundância no lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, no Rio Paraná. Na manhã desta segunda-feira (3) fez palestra aos estudantes e professores de Agronomia, no auditório do Núcleo de Ensino a Distância (Nead). Falou sobre sistema de análise de respostas fisiológicas com uso de sensores sem fio e modelagem para uso eficiente da água na agricultura.

Ainda nesta segunda-feira esteve no Hospital Veterinário para conhecer o Laboratório de Reprodução Animal e o setor de grandes animais, que também sofrem com a seca. É constante a preocupação do cientista inglês com a água, por ser sua área de pesquisa o uso eficiente. Durante à tarde esteve no Laboratório de Ecofisiologia, com o doutor Gustavo Maia Souza, no Centro de Pesquisa e Tecnologia Sucroalcooleira, com o doutor Tadeu Alcides Marques, e no Centro de Meteorologia, com Vagner Camarini.

Na terça-feira (4) pela manhã deverá ir à usina de açúcar e álcool Umoe, em Narandiba. Á tarde participará da aula magna do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, proferida por José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), às 15h no auditório Primavera, no campus II da Unoeste. Novamente estará reunido com a doutora Zizi. À noite Thompson ministrará palestra na I Semana de Biologia, a partir das 19h na sala de vídeo da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), no campus I da Unoeste. Na quarta-feira (5) retornará à Inglaterra.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem