CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Profissional da Siemens encerra Semana da Radiologia

Convidado profere palestra nos dois últimos dias do evento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Profissional da Siemens encerra Semana da Radiologia
Luiz Antonio Alves fala sobre “Princípios físicos e evolução dos equipamentos de ressonância magnética”
Foto: Mariana Tavares Profissional da Siemens encerra Semana da Radiologia
Ergonomia é abordada pela professora do IFSP, Bruna Bessa Rocha


Com 12 anos de experiência em ressonância magnética, o radiologista Luiz Antonio de Oliveira Alves, funcionário da Siemens desde 2004, é o convidado especial para o encerramento da VII Semana da Radiologia da Unoeste. O profissional, que viaja o mundo todo como especialista de aplicação, área que atua há dez anos, falou na noite desta quinta-feira (27) sobre “Princípios Físicos e Evolução dos Equipamentos de Ressonância Magnética”. O evento termina nesta sexta-feira (28), no teatro Cesar Cava, campus I.

O palestrante falou, entre outras coisas, sobre a evolução dos equipamentos de ressonância magnética nos últimos 25 anos. Segundo ele, antes, um aparelho fazia o exame em aproximadamente 2 horas. “Hoje, em razão das placas sofisticadas, bobinas de gradientes mais eficientes e magnetos mais compactos, que oferecem mais conforto ao paciente, o mesmo exame tem a duração de 15 minutos”, discorre.

Alves ainda tratou sobre a falta de conhecimento das pessoas em relação à ressonância. Relata que muitos acham que, assim como a tomografia e os raios X, esse exame também pode causar algum dano a saúde se exposto por muito tempo. “Isso não é verdade. Em todos esses anos foram feitos estudos e avaliações e nada foi comprovado. Uma grávida, por exemplo, não pode fazer tomografia e raios X, mas após os três primeiros meses de gestação é possível realizar a ressonância, sem dano algum a mãe e ao bebê”, explica.

Sobre a profissão, o radiologista afirma que o Brasil vive um bom momento econômico, o que tem contribuído nos investimentos na medicina em geral, principalmente na radiologia. “O investimento nesta área tem sido grande. As clínicas, que nunca pensaram em comprar esses equipamentos, hoje já estão investindo. Isso significa mais emprego, mas também exige que o profissional busque especialização, pois a quantidade de informação é enorme”, avalia.

Antes do assunto principal, a professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP), Bruna Bessa Rocha, falou sobre Ergonomia. Na oportunidade, ela explicou a Norma Regulamentadora (NR) 17 que trata sobre o assunto. “Ergonomia é uma ciência que estuda a adaptação do ambiente ao homem. É uma ciência aplicada em todas as áreas. A ideia é que o funcionário tenha mais conforto no ambiente de trabalho, prevenindo possíveis doenças laborais”. Para os futuros profissionais ela deu dicas de como eles devem se comportar em frente ao computador, como maneiras corretas de sentar, altura da cadeira, da mesa e da máquina. “Todos devem se atentar a esses pontos”.

Encerramento – Nesta sexta-feira (28), o radiologista da Siemens encerra o evento com o tema “Diferenças dos equipamentos de alto e baixo campo”. Conforme ele, na ressonância magnética esses aparelhos têm diferenças nos exames, sendo que em alguns do alto campo não se fazem no baixo campo. “Há diferenças de preços e na manutenção desses equipamentos, por isso, é importante que o médico ou o empresário que vai comprar o equipamento faça um estudo bem detalhado para saber qual é o melhor investimento para um bom uso no dia a dia. É um exame caro e a escolha correta é fundamental”.

Alves conta que atualmente existem equipamentos de baixo campo que fazem imagens de muito boa qualidade, bem próximas do alto campo, o que antes era difícil. “Não há distinção de preços de um equipamento para o outro em relação ao exame, mas a qualidade sim. A escolha errada pode fazer toda a diferença no resultado final do exame”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem