Uma viagem à arte e literatura espanhola
Zenilda Pasquini e Édima Mattos conheceram locais e obras de grandes artistas espanhóis


O elo entre a Arte e a Literatura faz parte da bagagem cultural adquirida em recente viagem à Espanha, pelas docentes Zenilda Alexandre Pasquini e Édima de Souza Mattos, ambas da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste. Durante os dias em território espanhol, as docentes percorreram cinco cidades e visitaram 22 referências artísticas.
Zenilda, mestre e coordenadora do curso de Artes Visuais explica que a Espanha foi escolhida por sua diversidade cultural, além do comprovado talento espanhol espalhado em muitas instituições de arte pelo mundo.
Segundo a arte-educadora, a influência árabe até o século XV determinou traços marcantes principalmente na arquitetura. No renascimento espanhol, os destaques foram El Greco (1541-1614), Diego Velázquez (1599-1660) e Francisco Goya (1734-1828). Salvador Dalí e Joan Miró contribuíram com o Surrealismo. Outro grande nome é Pablo Picasso, que inovou com o cubismo e tornou-se o artista do século XX.
“A Espanha sempre me fascinou pelo brilho artístico e cultural. O Flamenco, as Artes Visuais, com destaque para a pintura, escultura e arquitetura, o idioma, cinema, literatura e suas maravilhosas festas, influenciaram na escolha. Com determinação iniciei a pesquisa de um roteiro que proporcionasse a oportunidade de ‘ver’ a arte que sempre estudei em livros ou em raras e pequenas exposições nas grandes cidades”.
Para Édima, professora doutora do curso de Letras, realizar o elo entre Arte e Literatura, quando se visita um museu, possibilita o melhor entendimento da trajetória do homem, em diferentes momentos da humanidade.
“Como professora de Letras, trabalho com as diversas linguagens. A linguagem das diferentes exposições de renomados artistas proporcionou a interlocução entre arte visual, linguagem não verbal, e a arte de expressar o mundo por meio das palavras, notadamente a literatura. Há uma perfeita simbiose entre as duas formas de representatividade dos anseios humanos”, ressalta Édima.
As docentes se encontraram em Madri com a professora Joana Sanches Justo, que esteve durante o primeiro semestre de 2012 na capital espanhola para realizar pesquisa para doutorado (Unesp/Assis). O encontro aconteceu na Estación Atocha-Madri e se estendeu para alguns pontos turísticos da cidade. As três professoras assistiram ainda ao Ballet Flamenco de Madrid, no Teatro Nuevo Apolo, uma das óperas mais populares Carmen de G Bizet. “Joana já está de volta ao curso de Artes Visuais da Unoeste, depois de, brilhantemente, ter defendido sua tese O Ato Fotográfico: Memória, Prospecção e Construção de Sentidos na Velhice”, finaliza Zenilda.
Serviço – Roteiro traçado por Zenilda com excelentes dicas para quem pretende viajar à Espanha. Barcelona: Museo Picasso, Fundació Joan Miró, Casa Batlló, La Pedrera, Parque Guell (obras do arquiteto Antoni Gaudí), Basílica de La Sagrada Família, Cerro Tibidabo, Museo de Arte Moderno, Museu D’Arte Contemporani – MACBA, Catedral de Barcelona (Catedral de La Santa Cruz e Santa Eulalia) e Parques e plazas. Figueres: Museo Salvador Dali, parques e praças. Valência: Ciudad de las artes y de la Ciencia, La Lonja de la Seda, Catedral de Valência, Paroquia San Joaquin, parques e praças. Madri: Museo del Prado, Museo Reina Sofia, Museo Thyssen-Bornemisza, parques e praças. Toledo: Catedral de Toledo e Alcazar - Museo del Ejercito.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste