CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Caravana da Saúde detecta câncer de boca e encaminha a Jaú

Constatação da doença reafirma a importância de prevenção prestada pelo projeto de extensão da Acipp e Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde detecta câncer de boca e encaminha a Jaú
Equipe da odontologia em ação de prevenção de câncer de boca
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde detecta câncer de boca e encaminha a Jaú
Parizi: descoberta que por si só justifica a realização do evento
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde detecta câncer de boca e encaminha a Jaú
Ribeiro: além da prevenção, a caravana faz encaminhamento


A Caravana da Saúde tem levado serviços de prevenção para comunidades de bairros, no centro prudentino e em municípios da região, desde 2008. Iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. Embora a finalidade seja prevenir, quando é detectada doença, ocorre o encaminhamento para atendimento médico. O caso mais grave se deu recentemente, quando foi detectada em Presidente Bernardes (SP) uma pessoa com câncer de boca.

O homem, cuja identidade é preservada por questões éticas, foi encaminhado ao Hospital do Câncer da Fundação Amaral Carvalho, em Jaú, no interior de São Paulo. Procedimento orientado pela equipe do curso de Odontologia, que atua nas ações extensivas de saúde, liderada pelo professor José Luiz Santos Parizi. Após a constatação durante a Caravana da Saúde, houve a confirmação pela biopsia. A operação já foi realizada e o retorno está agendado para o dia 16 deste mês. O histórico identifica o paciente dentro do grupo de risco, por fumar e beber.

Para Parizi, uma descoberta como essa, que possibilita a cirurgia, por si só justifica a realização do evento e várias outras ações preventivas populares em que a Odontologia da Unoeste está inserida. “Esse ir ao encontro da população é muito significativo já que o mais comum está no procedimento contrário, que é a pessoa buscar o serviço de saúde. Nesses eventos há uma relação de troca muito grande e o empenho dos nossos alunos é valorizado pela população”, afirma. O presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, comenta que a finalidade é prevenir, mas que encaminhar para tratamento é fundamental.

O câncer de boca representa sério problema de saúde em quase todos os países e no Brasil o Instituto Nacional do Câncer apresenta a doença como a segunda maior causa de mortes. Parizi diz que tem aumentado muito nos últimos 12 anos. Somente nas ações da Odontologia da Unoeste, a média que antes era de um caso por ano agora passou a ser de dois por semestre. “O que se deve aos hábitos sociais de fumar e beber”, pontua. Diz que outro problema é o HPV (papilomavírus humano), doença sexualmente transmissível e agora encontrada na cavidade bucal, já que os vírus infectam a pele ou as mucosas. Nas ações da Odontologia também são prestadas orientações sobre cuidados e prevenções.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem