CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Farmácia vive momento de efervescência profissional

Presidente do Conselho Federal de Farmácia prestigia evento do curso da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Farmácia vive momento de efervescência profissional
Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, esteve em evento da graduação na área
Foto: Mariana Tavares Farmácia vive momento de efervescência profissional
Raquel Rizzi; Luis Ortega, coordenador do curso de Farmácia; Walter Jorge João; a professora Rosilene Martins e Marcos Ferreira
Foto: Mariana Tavares Farmácia vive momento de efervescência profissional
Adriano Falvo e Luis Ortega entregam prêmio para Bruno Marafon, na foto com a aluna Cintia Venturin


“A profissão de farmacêutico está vivendo um momento de revolução e é importante reforçar que revolução não se faz sem soldados, portanto, precisamos da união dos conselhos para que consigamos lograr êxito na consolidação dessa nova proposta em todo o país”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João. A autoridade máxima da classe esteve em Presidente Prudente no fim de semana, a convite do curso de Farmácia da Unoeste, que comemorou com um jantar no sábado (19), os 35 anos desta que é a primeira graduação particular do Brasil.

Em entrevista concedida à Assessoria de Imprensa da Unoeste, o presidente destacou algumas recentes novidades como a resolução que permite ao profissional prescrever medicamentos que não necessitam de receita médica. Mudança que ele garante ser “apenas a regulamentação de uma prática já realizada pelos profissionais, e que a maior beneficiária é a população”. Segundo Walter, a resolução resgata um papel do farmacêutico.

“A mudança é que passa a ser uma atividade regulamentada, pois, na prática, o profissional já orienta o usuário”. Para a sociedade, conforme o presidente, a mudança é maior, pois a pessoa que faz uso de medicamento que não exige receita médica terá uma assistência em relação ao uso racional e correto. “Essa resolução se encerra com uma prática de fundamental importância, que é o ato de recomendar algo a alguém e se responsabilizar por isso. O farmacêutico é um profissional que cuida das pessoas que usam medicamentos, portanto, se algum cidadão brasileiro faz uso de medicamento, o problema passa a ser do farmacêutico. Nosso objetivo é cuidar das pessoas, a prescrição visa proporcionar o uso racional do medicamento e prestar orientação em relação ao uso correto”, salientou.

Sobre o mercado de trabalho, o presidente destacou que a profissão “vive uma forte efervescência”. Atualmente, a profissão conta com 131 atividades devidamente regulamentadas, proporcionando, assim, uma vastidão de possibilidades aos 175 mil farmacêuticos do país. “É um momento muito promissor. Nos últimos tempos, temos procurado movimentar ainda mais a carreira com as decisões tomadas pelo próprio Conselho Federal de Farmácia, em parceria com conselhos regionais, principalmente com o do Estado de São Paulo”. Ele destacou outras resoluções que ampliaram o leque de oportunidades ao profissional, como a que versa sobre a responsabilidade técnica do farmacêutico dentro da indústria farmacêutica, e outra que “foi revolucionária para os estados que congregam as regiões sul e sudeste do país, sobre as atribuições do farmacêutico na saúde estética. Isso significa dizer possibilidades de mercado”.

Contudo, o presidente frisa que o órgão federal não está apenas querendo aumentar a responsabilidade do profissional e ampliar suas atribuições, mas, sim, “proporcionar ferramentas e instrumentalizá-lo para essas novas práticas”. Citou também o Portal do Farmacêutico Clínico, disponível no site do conselho. “É uma ferramenta que possibilita ao profissional, a qualquer momento, discutir e tirar dúvidas, além de interagir com colegas de todo o país sobre diferentes situações”. Revelou ainda que até março de 2014, o CFF estará lançando um curso de especialização a distância, para qualificar o maior número de farmacêuticos interessados em farmácia clínica.

Pela primeira vez em Presidente Prudente, o presidente agradeceu a coordenação da graduação pelo convite, e disse que são vários aspectos a serem considerados. “O curso é o primeiro na área de uma instituição particular, reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC) e, sem dúvida, tem muita importância, pois se trata de uma universidade dotada de todos os critérios, atendendo as diretrizes curriculares instituídas no país desde 2002 e que, portanto, é fortemente preparada para a formação do farmacêutico nos tempos atuais”, finalizou.



Conselho Regional do Estado de São Paulo

Também participaram da comemoração, como convidados especiais, a vice-presidente e o diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Raquel Rizzi e Marcos Machado Ferreira. “A vinda de representantes do conselho é para prestigiar o curso que sempre foi parceiro, inclusive a seccional no município muito deve ao trabalho dos professores da Unoeste”, pontuou Raquel, afirmando ainda que a universidade é referência no Estado. O diretor-tesoureiro lembrou que vários colaboradores saíram da Unoeste. “Temos muitos docentes dessa instituição que colaboram com o conselho, por isso, é gratificante estarmos aqui comemorando os 35 anos de um curso parceiro no Brasil”, destacou.

A vice-presidente frisou que o Conselho Regional do Estado conta com 27 seccionais, sendo uma delas em Prudente, tendo docentes da Unoeste envolvidos, como a professora Rosilene Martins, uma das diretoras, e o professor Adriano Falvo, conselheiro.

Prêmio – Bruno Marafon foi o ganhador da rifa realizada durante a Jornada Farmacêutica, que entregou uma TV 42 polegadas. O número da sorte foi vendido pela estudante do 7º termo de Farmácia, Cintia Venturin, namorada do ganhador.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem