Promotor Mário Coimbra faz palestra sobre Estatuto do Idoso
Cuidados com mobilidade e higiene bucal são mais dois temas que estão na programação da Semana Nacional do Idoso


A 1ª Semana Nacional do Idoso em Presidente Prudente, local com envelhecimento superior em quase o dobro da taxa brasileira, tem mais duas palestras: “Cuidados com locomoção e mobilidade do idoso: como evitar acidentes” (hoje, 2) e “Cuidados com a higiene bucal do idoso” (amanhã, 3). Ambas ocorrem às 15h, na sala de aula da Clínica Médica do Hospital Regional (HR). E ontem (1º), na comemoração do Dia Internacional do Idoso, o promotor de Justiça do Idoso, Mário Coimbra, falou a acadêmicos e docentes da Unoeste sobre o Estatuto do Idoso, que no dia completou dez anos de existência.
“O estatuto orbita em torno do idoso, de forma que toda ação que visa dar dignidade a ele, quer se fale em saúde, educação, transporte, cultura, financiamento, moradia ou de assistência social, o estatuto regula”, fala o promotor. Ainda segundo Coimbra, muitos direitos previstos não foram consolidados pelo poder público, mesmo assim, o conjunto de normas deve ser de conhecimento do cidadão e da família dele, e não apenas de profissionais que lidem diretamente com o estatuto.
A palestra foi realizada no anfiteatro do HR de Prudente. Marilza Domingos Lourenção, coordenadora do Centro Municipal de Referência da FelizIdade, teve uma fala introdutória à palestra do promotor. Enfocou as ações desenvolvidas na cidade, que são de palestras, aulas de informática, passeios e acompanhamento em saúde. “Desenvolvemos atividades físicas, sociabilidade e integração do idoso no meio em que ele vive, tudo voltado para desenvolver o bem-estar”, fala Marilza, que aponta que Prudente conta com mais de 30 mil idosos, muitos dos quais são ativos e participativos, por isso é incutido à saúde pública ter olhar especial a eles.
Os universitários da área da saúde da Unoeste são os responsáveis, em conjunto com os docentes e o HR, pela organização da 1ª Semana Nacional do Idoso. Com esse envolvimento, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, professora de Enfermagem, acredita que os alunos tornam-se mais proativos, emancipados e preparados para o mercado de trabalho. “Enquanto profissionais da saúde, precisam ter dois grandes focos: compreender o público que trabalham e adquirir informações sobre essa população crescente; e ter a noção interdisciplinar, o que conseguem no evento científico, pois articulam com estudantes e profissionais de diferentes áreas”.
No 7º e no 8º termo de Odontologia, os alunos têm a disciplina de Odontogeriatria, na qual ficam em contato com pacientes da terceira idade. Então, como complemento dos conteúdos vistos, eles e a Dra. Eliane Cristina Gava Pizi, coordenadora do curso de Odontologia da Unoeste e responsável pela disciplina, assistiram à palestra do promotor, considerada pela dentista como “muito importante, porque informou sobre como está a situação do Estatuto do Idoso hoje, pois, mesmo existente há dez anos, não foi totalmente implantado”. Também conforme a professora, ter contato com Coimbra e aprofundar-se no assunto contribui de forma substancial para a formação social e humanística dos futuros cirurgiões dentistas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste