Veterinária desenvolve aula prática na Fazenda Experimental
Atividade é uma complementação da disciplina de ginecologia e obstetrícia veterinária


Fugindo um pouco da rotina da sala de aula, os acadêmicos do 7º termo de Medicina Veterinária da Unoeste adquiriram conhecimentos de forma diferenciada em um ambiente externo: a Fazenda Experimental. A iniciativa é uma complementação da disciplina de ginecologia e obstetrícia veterinária, ministrada pela professora doutora Caliê Castilho.
“Realizamos uma aula prática de diagnóstico de gestação e exame ginecológico em bovinos por palpação retal e ultrassonografia”, explica a professora que também conduziu o procedimento. Sobre esta vivência para a formação dos alunos, Caliê considera importante. “Este procedimento é muito utilizado na rotina dos médicos veterinários, que trabalham com reprodução de bovinos e, além disso, fornece uma base relacionada à aplicação de biotécnicas reprodutivas, tais como transferência de embriões e aspiração folicular guiada por ultrassonografia”.
Em relação ao ambiente utilizado para esta aula, a docente destaca que a Fazenda Experimental é fundamental para o desenvolvimento de ações desta natureza. “Graças a excelente infraestrutura para as práticas com o gado, as atividades de campo possibilitam a complementação dos estudos teóricos da sala de aula”.
O acadêmico Thiago Amadeu Magnani Porto esteve entre os participantes. “Este momento foi muito válido, pois visualizando estes procedimentos, na prática, complementei o meu embasamento teórico. Além disso, todos os conhecimentos obtidos serão muito úteis futuramente, já que a minha intenção é trabalhar na área de reprodução”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste