Marcelo Negrão participa de iniciativa acadêmica na Unoeste
Ex-atleta da seleção brasileira de vôlei e medalhista de ouro nas Olimpíadas de 1992, ministrou palestra no Simpósio de Educação Física



O 8º Simpósio de Educação Física da Unoeste recebeu na noite desta quinta-feira (7), no salão do Limoeiro, campus II, a visita do ex-atleta da seleção brasileira de voleibol e medalhista de ouro nas Olimpíadas de 1992, Marcelo Negrão. Na ocasião, ele relatou sobre a sua carreira, trazendo vivências sobre as suas conquistas e obstáculos já superados.
“Falei um pouco da história do voleibol brasileiro, de quando o time não era campeão e quais foram os fatores que levaram a equipe ganhar este título. Além disso, apresentei a minha história de vida, desde o início até a consagração na seleção, que ocorreu com muita dedicação e superação”.
Negrão enfatiza que todas as vitórias são alcançadas somente com muito empenho. “A dedicação é fundamental para qualquer conquista, esta é a mensagem que quero deixar para todos. Quero destacar que, estar presente aqui hoje, para falar com este público é muito bacana, pois são alunos ligados ao esporte, que compreendem a linguagem de um atleta”.
Marcelo Crepaldi Leitão, coordenador do curso de Educação Física da universidade, comenta que é uma grande satisfação receber um atleta desta magnitude. “A expectativa dos acadêmicos por esta atividade foi muito grande. Por meio de uma parceria com o Sesc Prudente, concretizamos a ideia de trazer este ex-jogador para a instituição, o que possibilitou momentos diferenciados, por meio desta palestra de motivação esportiva”.
Patrícia Yumie Hojo Ferreira cursa o 2º termo de licenciatura em Educação Física e esteve na palestra de Negrão. “Achei muito interessante esta iniciativa, pois me possibilitou manter contato com um profissional reconhecido mundialmente, que já conquistou muitos títulos. Acredito que para a minha futura atuação, este momento poderá ser muito útil”.
Atividades extras – Antes da apresentação de Negrão, os participantes do simpósio contaram com a realização de ações que ocorreram simultaneamente nas dependências do campus II. Lucélia Alves Vita de Sá, conhecida como Luka, conduziu o minicurso Ginástica Coletiva e Zumba: conheça o que há de novo no mercado. “A zumba fitness é uma marca global de uma modalidade que mistura fitness, entretenimento e cultura, ou seja, uma ginástica que envolve dança e festa. Por conta do seu estilo fugir das tradicionais aulas de malhação, ela é muito procurada e, por isso, faltam profissionais aptos para ensiná-la”, explica a instrutora.
Luka revela que a sua ação foi dividida em parte teórica e prática. “Na primeira, os participantes conheceram quais são os principais requisitos para se tornar um professor de sucesso de ginástica coletiva; já na segunda, eles tiveram uma aula de zumba e aprenderam como montar um cronograma desta atividade e onde devem buscar o treinamento, pois para ensinar zumba é preciso obter um treinamento específico”.
Outra atividade que despertou o interesse dos acadêmicos foi a palestra “Obesidade e sobrepeso: contribuição da educação física para o controle da epidemia”, apresentada por Nelson Nardo, no auditório Azaleia, bloco B3. Ele diz que a visão retrata, em grande parte, os seus estudos sobre a obesidade que se iniciaram na graduação há 20 anos. “Nesta época, esta doença já chamava a atenção, mas é na atualidade que se entende o quão complexo ela é, e como é difícil o seu tratamento. Passei aos presentes o tamanho deste desafio e como a pesquisa encontrou meios para atuar neste campo”.
Sobre o papel do profissional de educação física, ele observa que a sua função é fundamental. “Quando o licenciado ou bacharel enxerga o número de situações que favorecem as pessoas a ganharem peso, podendo chegar a obesidade, ele vai entender que o seu trabalho deve acontecer em todos os níveis do desenvolvimento humano. Primeiro, ele deve identificar o risco, depois estratificá-lo e, por fim, definir qual o tipo de intervenção pode dar um melhor resultado”.
Além dos profissionais citados acima, apresentaram-se também, Marvio Pereira Leoncini com o tema “Produção tática: conceitos e ferramentas para o desenvolvimento tático de equipes de futebol de campo”, além de Marcelo e Murilo Bott com a temática “Estruturação e montagem de academias: tudo o que você precisa saber”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste