CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Escola de ensino infantil recebe horta e floreira de pneus

Proporcionadas pela Unoeste, instalações fazem parte de ações ambientais voltadas para crianças de 1 a 4 anos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Escola de ensino infantil recebe horta e floreira de pneus
Plantio de flores envolveu as crianças
Foto: João Paulo Barbosa Escola de ensino infantil recebe horta e floreira de pneus
Aluno faz o plantio de pé de alface
Foto: João Paulo Barbosa Escola de ensino infantil recebe horta e floreira de pneus
Gervasoni, Eloise, Pedro Tomate e Galbiati


O projeto de meio ambiente na Escola Municipal Professor Krisan Martin recebe horta e floreira de pneus. As instalações ocorreram na tarde desta quinta-feira (5), proporcionada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, com o envolvimento do curso de Agronomia. A iniciativa contempla o reuso de materiais que provavelmente seriam descartados na natureza, que são os pneus pintados em cores alegres, que dão vida ao ambiente no qual são dispostos. Neste caso, na entrada (floreira) e num dos cantos aos fundos (horta) da escola que fica no Residencial Universitário, nas proximidades do campus II da universidade.

A coordenadora pedagógica Eloise Aparecida Medina Sola conta que a ideia começou a ser discutida no começo deste ano letivo pelo grupo de professores e educadores e mais tarde recebeu a adesão do Conselho de Escola, envolvendo o conselheiro e pai de aluno que é funcionário da Unoeste, Ector Gervasoni. Então, o pedido foi encaminhado à pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, que autorizou o atendimento pelo projeto de extensão que tem atendido escolas e outros espaços públicos. Com a permissão da diretora Rosa Belão Sala, hoje ocorreram as implantações.

As ações foram coordenadas pelo agrônomo Pedro Veridiano Baldotto, mais conhecido como professor Pedro Tomate, juntamente com o assessor de Integração Comunitária da Proext, Darci Galbiati, Eloise e Gervasoni. Estiveram envolvidos professores e outros trabalhadores do quadro de 35 funcionários e algumas das 170 crianças atendidas pela escola. O jardim recebeu mudas de diferentes espécies de flores, adquiridas pela escola junto à Central Estadual de Abastecimento (Ceasa) em Presidente Prudente, e na horta foram plantadas mudas de alface, cebolinha e couve, produzidas na horta da Unoeste.

As instruções sobre os cuidados foram dadas pelo professor da Agronomia. Explicou que para aguar deve ser com água esparramada, num tipo de chuveirinho. “Isso evita sujar a planta e permitir que sejam contaminadas por fungos e bactérias”, disse. Desmistificou que somente deve-se aguar pela manhã e ao final da tarde, para evitar sol forte. “Na verdade, por jogar nas plantas a qualquer hora, inclusive ao meio dia; aguar em horários mais quentes ajuda no desenvolvimento mais rápido”, afirmou dizendo que planta “precisa de água, adubo e amor, além de agrônomo, é claro”, brincou no sentido de valorizar sua profissão.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem