Unoeste doa R$ 160 mil em obras para entidades prudentinas
Números contabilizam iniciativa ao longo de 2013; última doação do ano contemplou Casa do Pequeno Trabalhador e Lar Santa Filomena



Só em 2013, a Rede de Bibliotecas da Unoeste doou cerca de R$ 160 mil em obras para entidades assistenciais de Presidente Prudente. As últimas doações do ano foram realizadas nesta semana para a Casa do Pequeno Trabalhador e Lar Santa Filomena.
“A primeira instituição recebeu 1.762 obras, já a segunda adquiriu 384. Estes materiais selecionados são frutos de doações entregues nas unidades de informação ou são materiais que já não servem para a comunidade acadêmica, entretanto, serão úteis para estas clientelas”, explica Regina Liberati Silingovschi, coordenadora da rede.
Uma das beneficiadas pela última doação do ano, a Casa do Pequeno Trabalhador atende 1,5 mil jovens entre 14 e 24 anos e para 2014 ampliará este público para 2,1 mil. No ato da entrega estiveram presentes o presidente e a gerente administrativa da entidade, Erick Rodrigo de Luca e Marina Zanelato Costa. “Queremos agradecer este gesto da Unoeste que para nós é de extrema valia, pois incentiva os nossos aprendizes à leitura e aumenta o acervo da biblioteca, que implantamos no começo deste ano”.
As doações para o Lar Santa Filomena foram recebidas pela a presidente da entidade, Viviane Patrícia Scucuglia, e pelo voluntário Theodoro Luiz Liberati Silingovschi. “Prestamos serviços para crianças e adolescentes de zero a 18 anos, separados em dois grupos que são os moradores acolhidos e os contemplados pelos projetos que desenvolvemos. Já possuímos um espaço provisório para a leitura e pretendemos, para 2014, criar um ambiente definitivo. Vejo esta doação como um incentivo ainda maior para esta prática que é tão importante na formação do ser humano”, diz Patrícia.
Segundo ela, a Unoeste é uma parceira constante da entidade. “O apoio fornecido por esta universidade é fundamental para que os nossos atendidos conquistem a dignidade. Vale destacar que, além da biblioteca, contamos com o auxilio de diversas graduações da instituição”.
Regina considera que este compromisso com a responsabilidade social deveria ser cultivada por todos os locais que possuem acervo de livros. “Pretendemos com este trabalho, levar o conhecimento a outras pessoas, para que elas possam usufruir destes materiais da melhor maneira possível. Esta iniciativa resulta de um trabalho conjunto dos funcionários de todas as unidades de informação [campi I e II e HR], que se empenham para o levantamento, seleção e organização das obras a serem doadas”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste