CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia do Abraço mobiliza os mais descontraídos e gera alegria

Estudantes defendem a continuidade da iniciativa e comentam sobre os benefícios revelados pela ciência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Dia do Abraço mobiliza os mais descontraídos e gera alegria
Regina Gioconda motivou o Dia do Abraço, abraçou e foi abraçada
Foto: João Paulo Barbosa Dia do Abraço mobiliza os mais descontraídos e gera alegria
Mazuchelli e Sapata: iniciativa aprovada e que deve continuar
Foto: Ector Gervasoni Dia do Abraço mobiliza os mais descontraídos e gera alegria
Chanceler Agripino Lima: o campeão de abraços no campus I


Promovido pela Unoeste desde meados dos anos 90, o Trote do Bem tem pela primeira vez o Dia do Abraço. Realização ocorrida nesta quarta-feira (20), programada para os intervalos das aulas da manhã e da noite. Nos dois campi, a iniciativa mobilizou os mais descontraídos e gerou alegria. A cada flash uma algazarra dos abraçados e fotografados, sempre por conta de alguma piadinha. Estudantes aprovaram. Comentários giram em torno dos benefícios do abraço, constatado cientificamente em pesquisa desenvolvida no Departamento de Psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Durante a manhã, a maioria ficou inibida. Assim, o primeiro momento do Dia do Abraço movimentou os menos retraídos. “Penso assim, que muitos se inibiram por ser uma iniciativa nova. Porém, a ideia deve ser seguida. Com o tempo haverá menos gente com receio e mais pessoas participando. A iniciativa é muito legal”, disse o estudante do quinto termo de Engenharia Civil, Anderson Augusto Mazuchelli, que é de Presidente Prudente. Seu colega de turma Bruno Marques Sapata, de Maringa/PR, compartilha o pensamento.

Outro compartilhamento é sobre os benefícios apontados pela ciência, comentados por Sapata que obteve informações numa palestra de automotivação. “O palestrante usou dados de uma pesquisa que mostra que quem abraça e é abraçado vive mais feliz. É algo tão simples e que não custa nada. Talvez por isso as pessoas não dão a devida importância”, comentou o maringaense sobre a pesquisa reveladora de que o afeto do abraço produz calor que movimenta hormônios causando baixo nível de cortisol – o hormônio do estresse.

O abraço afetuoso e sincero amplia os níveis de serotonina e dopamina, contagia o cérebro e as células do organismo recebem uma descarga de felicidade e conforto. A pressão sanguínea se eleva e os batimentos cardíacos são reduzidos. Assim, acredita-se que o abraço previne doenças, especialmente as cardiovasculares. Para a estudante do 7º termo de Comunicação Social, Mariana Perussi, o abraço gera sensação de bem estar e promove satisfação, proporcionando descontração e alegria. Suas constatações partem de pensamentos divididos com seu pai, o engenheiro agrimensor Valentim Perussi.

“Me lembro de uma ocasião em que estávamos assistindo televisão e o programa mostrava um quadro no qual pessoas, em áreas públicas, pediam abraços para desconhecidos (transeuntes). Dava para ver que algumas pessoas ficavam muito felizes. Então, comentamos – eu e meu pai – que o abraço pode fazer diferença na vida de alguém”, contou a estudante de jornalismo para enaltecer a iniciativa da Unoeste em agregar ao Trote do Bem algo tão significativo e ao mesmo tempo tão simples e tão fácil, que nada custa e muito representa.

A diretora do curso de Psicologia, Regina Gioconda de Andrade, afirmou que um abraço é muito significativo para o bem estar psíquico e físico das pessoas e muito importante nas relações humanas. E não se limitou ao discurso, abraçou e foi abraçada por alunos, professores e o pessoal da vigilância do campus II. No campus I, o campeão de abraços foi o chanceler da Unoeste, Agripino de Oliveira Lima Filho, local onde a mobilização da manhã foi acompanhada pela pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária (Proext), doutora Angelita Ibanhes de Oliveira Lima.

O Trote do Bem é coordenado pela Proext e envolve na organização as equipes das coordenadorias de Ações Culturais, Esportivas e Sociais, de Ações Extensivas, de Ações da Saúde e de Esporte, sendo que o Dia do Abraço recebe o apoio do Departamento de Comunicação e das pró-reitorias Acadêmica e de Pesquisa e Pós-graduação. Toda comunidade acadêmica é estimula ao abraço em molduras instaladas nos dois campi, em locais de grande movimento. São produzidas fotos e postadas nas redes sociais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem