Proext inaugura novo espaço do acervo de ciências naturais
Visitação está aberta e são mais de 5 mil peças originárias de vários estados e países



O Acervo Educacional e Institucional de Ciências Naturais (Aecin) da Unoeste ganhou novo espaço, inaugurado na tarde desta segunda-feira (1) no primeiro piso do bloco B3, no campus II. Todo organizado por coleções dispostas em prateleiras de vidro, o acervo tem mais de 5 mil peças originárias de diferentes estados brasileiros e vários países, entre os quais estão: Japão, Inglaterra, Itália, Peru e Estados Unidos.
Com agendamento junto à Assessoria de Ações Extensivas Gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a visitação de estudantes de escolas públicas e particulares poderá ser feita todo começo de semana, na segunda e terça-feira das 13h30 às 17h. Os visitantes são orientados por monitores, estudantes de Ciências Biológicas. Estão atualmente nesta função Maria Dolores Pissolato e Renata Espolador São João.
Entre as coleções, devidamente identificadas, estão as de osteotécnica, sementes, paleontologia, serpentes, animais taxidermizados, ovos, pelos e peles, mineralogia, conchas e corais, insetos, antropologia, fetos, animais peçonhentos e animais marinhos. Entre as peças mais antigas estão fósseis doados pela Universidade de Oxford, entre 135 milhões e 470 milhões de anos. É um acervo muito rico e interessante e que deverá ser ampliado, conforme a pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.
Durante a inauguração, a pró-reitora elogiou o trabalho da equipe do Aecin, nas pessoas do pesquisador Antonio Fluminhan Júnior e da supervisora Graziella Plaça Orosco de Souza. Entre os convidados pela Proext estiveram presentes Afife Salim Sarquis Fazzano, Cidinha Martines e Fábio Nogueira. Está confirmado o planejamento para o processo de cadastro do Aecin no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Quanto cadastrado, o Aecin será o terceiro acervo da região de Presidente Prudente no Ibram. Os dois já fichados são o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, mantido pela administração municipal, e o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Ciência e Tecnologia – o campus da Unesp; ambos localizados no Jardim das Rosas.
Serviço – Agendamentos podem ser feitos pelo e-mail aecin@unoeste.br ou no telefone (18) 3229-2077, ramal 216. Parte da coleção também pode ser emprestada às escolas, por meio da exposição itinerante disponibilizada pelo acervo da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste