Festa junina aproxima ainda mais curso de Medicina e idosos
Lar dos Idosos de Álvares Machado é local que recebe aulas práticas


Olhos radiantes no Lar dos Idosos de Álvares Machado (SP)! Os portões abriram-se para receber, hoje (13), mais uma visita dos alunos do 3º termo de Medicina da Unoeste e da professora Luciana Vasconcelos Jesus Souza. Desta vez, não se trata de mais uma aula prática, mas da organização de uma festa junina, repleta de música, dança, decoração e comidas típicas. A animada confraternização ocorreu por iniciativa dos próprios estudantes e trouxe ainda mais motivação aos velhinhos.
Foi neste semestre que começaram as atividades do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), disciplina da Medicina, na Estratégia Saúde da Família (ESF) central de Machado e também no abrigo. Os atendidos pela entidade são acompanhados pela ESF e o atendimento fortaleceu-se com a entrada do Papp, no qual os acadêmicos puderam revisar prontuários e prestar encaminhamentos com foco em questões sociais e de saúde. “É muito visível a melhora dos idosos, o contato com os alunos muda a autoestima deles e, consequentemente, a qualidade de vida e a saúde melhoram também”, detecta a assistente social do lar, Gislaine Girotti Zanoni.
A interação dos universitários promove a saúde da população atendida, desta forma acolhendo uma das bases das políticas públicas de saúde do idoso, de acordo com Luciana. “Tenho certeza que, por isso, serão profissionais médicos diferenciados. Estão levando a humanização”, declara a docente. Problemas acarretados pelo envelhecimento não são simples de lidar, portanto, as ações assistenciais, educativas e preventivas são desenvolvidas junto com a médica colaboradora do Papp, Adriane de Oliveira.
No segundo de seis anos de estudo médico, Kaian Sebastião Mury, 23, tem amadurecimento suficiente para reconhecer a importância de praticar uma medicina preventiva e social. “O benefício, enquanto acadêmico, é ter contato mais humano com o paciente, porque trazer alegria, sorrir e apertar a mão faz toda a diferença. Todo mundo que está aqui se sente bem, não vemos como obrigação, e eu mesmo me divirto muito”. A colega dele, Thalita Juarez Gomes, 23, faz trabalho voluntário há bastante tempo e aprimorou o seu lado humanístico com as visitas ao lar. “Conseguimos criar um vínculo muito forte com eles, que pedem para não pararmos de vir aqui. É uma experiência para toda a vida”, considera. Como gostou do lugar, Thalita pretende voltar mesmo fora das atividades acadêmicas.
Ajude o lar – Fundado em 19 de setembro de 1960, o Lar dos Idosos atualmente atende 18 pessoas, sendo 16 idosos, que permanecem em tempo integral no local. É uma entidade filantrópica, por isso, vive de doações, além de contar com recursos repassados por município, Estado e União. Para fazer sua contribuição, ligue (18) 3273-1542 /1814 ou envie um e-mail para lardosidososdam@yahoo.com.br. As visitas podem ser feitas das 7h às 19h, diariamente: rua Campos Salles, 10, no centro de Álvares Machado.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste