CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Língua Brasileira de Sinais é foco de aprimoramento

Inscrições para curso de extensão podem ser feitas até o dia 28 deste mês


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Língua Brasileira de Sinais é foco de aprimoramento
Libras amplia as possibilidades de comunicação profissional


Língua materna dos surdos do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) promove o diálogo desta comunidade com o mundo. As mãos, utilizadas neste processo, rompem o silêncio e realizam a comunicação de quem não ouve, mas se sensibiliza, compreende e enxerga. De acordo com os últimos dados do Censo Demográfico, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões declaram ter deficiência auditiva, no qual o problema classificado como severo foi revelado por mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão têm grande dificuldade de ouvir.

A Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste promove o curso de extensão em Libras, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). São disponibilizadas 60 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 deste mês, na diretoria da Faclepp, localizada no bloco H, campus I da instituição.

Segundo a docente responsável pelo curso, Valéria Isaura de Souza, as atividades são direcionadas para pessoas que já cursaram a disciplina de Libras em alguma licenciatura ou para quem têm contato com surdos ou possuem conhecimentos básicos. “Com duração de cinco meses, os encontros ocorrem aos sábados, entre os meses de agosto e dezembro, contabilizando o total de 60 horas. Em relação ao conteúdo programático, os participantes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos relacionados a Libras, por meio de diálogos, exercícios e contato direto com a comunidade surda. Todas estas práticas proporcionam a capacitação para uma interação eficiente e natural com os surdos, além de ampliar as possibilidades de comunicação profissional e interação social”.

A professora explica que a capacitação da sociedade na língua de sinais, surgiu mediante a necessidade de pessoas qualificadas para intermediar a comunicação com os surdos em diferentes áreas como saúde, comércio, instituições públicas e particulares, na educação, atuação de profissionais interlocutores, intérpretes e na interação social. “A procura por este aprimoramento aumentou em decorrência da oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no ano de 2002. A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre o reconhecimento da Libras, como língua materna da comunidade surda, regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005”.

Serviço – Os interessados devem procurar a secretaria da Faclepp no prazo estipulado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O investimento para a realização do curso é de cinco parcelas de R$ 90. Sendo que a primeira mensalidade deve ser paga no ato da inscrição, totalizando R$ 110 (matrícula + material do curso + 1ª parcela). Para a inscrição é necessário uma cópia frente e verso do RG e CPF, além de uma foto 3x4 recente. A primeira aula ocorrerá no dia 17 de agosto, das 9h às 12h. Mais informações (18) 3229-1098.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem