Pesquisador se insere em livro sobre fisiologia do exercício
Publicação com participação de professor da Unoeste é apresentada como nova referência em estudos na área


Em publicação do Grupo Editorial Nacional (GEN), o livro Fisiologia do Exercício – da Editora Guanabara-Koogan – é apresentado como nova referência nessa área de estudos relacionados ao exercício físico. “Fundamentado nas mais recentes pesquisas sobre o tema, livro apresenta conceitos essenciais para o estudo e a aplicação prática desta disciplina”, diz a apresentação no site do grupo. A obra tem a participação do pesquisador Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, vinculado como professor do curso de Educação Física e coordenador científico da Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPp), junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, ambos na Unoeste.
“Os capítulos foram escritos por renomados professores, que, além do conhecimento teórico, contaram com sua vasta experiência profissional para enriquecer o texto. As ilustrações coloridas, cuidadosamente preparadas, e os boxes Fisiologia na Prática, tornam este livro ainda mais claro e didático. Distribuído de modo agradável e atraente, o conteúdo de Fisiologia do Exercício é ideal para os estudantes e profissionais da área da Saúde, especialmente os de biologia, educação física, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia e terapia ocupacional”, anuncia a editora.
Conforme Garcia Júnior, o livro foi organizado pela professora doutora Tânia Cristina Pithon Curi, coordenadora do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, além de professora colaboradora na USP. O capítulo, de autoria do pesquisador da Unoeste, discorre sobre Exercício em Condições Especiais. Trata dos processos de regulação da temperatura corporal durante o exercício físico em ambientes quentes e também frios.
Trata ainda do mergulho (Scuba) em profundidade; do exercício realizado em altitudes elevadas e dos efeitos da microgravidade sobre o sistema muscular-esquelético. “Os capítulos contam com ilustrações coloridas, boxes denominados Fisiologia na Prática e com apresentação clara e didática, sendo ideal para os estudantes e profissionais da área da Saúde, especialmente de educação física, fisioterapia, medicina e nutrição”, diz o autor do capítulo.
Ainda de acordo com o professor Garcia Júnior, o trabalho em colaboração com os professores pesquisadores da Universidade Cruzeiro do Sul e da USP, vem se mantendo desde que cursou o doutorado em Fisiologia Humana no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Já são cinco capítulos de livros e mais alguns artigos publicados em periódicos, como resultados das pesquisas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste