Sipat 2013 traz abordagens de forma dinâmica e diferenciada
Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho da Unoeste reuniu os funcionários dos campi I e II



O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizam a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat) 2013. Com atividades nos dois campi, a programação teve início na terça-feira (25) e termina hoje (27).
“A iniciativa tem o intuito de integrar os funcionários da instituição, bem como oferecer conhecimentos relevantes que podem beneficiar tanto a vida profissional quanto pessoal”, explica o coordenador do Seesmt, Renato Alves Alessi.
Sobre as ações desenvolvidas na semana, ele revela que as abordagens foram feitas pela equipe Saúde e Segurança de São Paulo, capital. “Esta empresa também foi responsável pelas atividades da edição anterior. Notamos uma aceitação positiva do público envolvido e, por isso, contratamos novamente este serviço, que neste ano foi prestado pelo palestrante Marcus Vinícius Ferreira Taretto”. Alessi declara que na terça (25) o tema em foco foi “Os 3 S da Segurança”, na quarta (26), “DSTs/Aids: sexo e prevenção” e nesta quinta (27), “Ética e Conduta Pessoal”.
De acordo com o ministrante, as informações foram transmitidas de forma interativa e por meio de dinâmicas em grupo. “Nos dois primeiros dias da Sipat me caracterizei com os personagens ‘Quentinho’, além do casal ‘Trator e Irene’ para falar sobre os assuntos propostos. Já no encerramento, a abordagem foi de cara limpa, era o próprio Marcus que palestrava aos participantes. Tratei com os presentes como ser ético no trabalho, pois muitas vezes, as pessoas esquecem os princípios corretos que devem reger as suas próprias condutas. Um ambiente saudável e tranquilo reflete diretamente no crescimento da organização. Outro ponto a destacar, e que todos devem lembrar, é que gentileza gera gentileza”.
Thaís Lourençato Romera esteve em todas as atividades, junto com as amigas, que assim como ela, trabalham nos laboratórios da universidade. “Todo ano participamos desta semana que é relevante e traz conhecimentos que podem ser aplicados no trabalho e na vida pessoal. Achei esta última edição muito interessante, pois os assuntos foram apresentados de modo interativo e divertido. Tive a oportunidade de adquirir conhecimentos até então desconhecidos”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste