CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisador sugere que artigo científico seja mais atrativo

Admite que autores possam dispensar o tecnicismo para sair do círculo de cientistas e ampliar visibilidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisador sugere que artigo científico seja mais atrativo
Garcia Júnior no evento da Abec, em São Paulo


O pesquisador Gilson Luiz Volpato defende o pensamento de que artigos científicos devam ser mais atrativos e admite que autores possam dispensar o tecnicismo, para com isso saírem do círculo de leitores cientistas e alcançarem um público maior. Se tais publicações conseguirem atrair interessados em geral, a visibilidade será ampliada e a produção científica ganhará no aspecto da difusão. Referência no segmento, autor de oito livros e professor da Unesp em Botucatu, o livre-docente Volpato abordou o assunto ao ministrar minicurso de redação científica em eventos da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec).

Na condição de editor das revistas Colloquium, publicadas pela Unoeste, o doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior participou do 21º Curso de Editoração Científica e do 7º Seminário Satélite para Editores Plenos, realizados dias 27 e 29 de junho no Hotel Century Paulista, em São Paulo, como parte das comemorações dos 85 anos da revista Arquivos do Instituto Biológico de São Paulo. Conta que foi um evento proveitoso, cujo resultado será apresentado aos demais envolvidos nas produções das revisitas científicas com a marca Unoeste.

“No evento também foram realizadas palestras e mesas redondas. As discussões resultaram em informações, extremamente importantes, para melhorar as qualificações e relevâncias das revistas Colloquium perante a comunidade acadêmico-científica”, diz Garcia Júnior. No minicurso, além das orientações sobre a elaboração de textos científicos, Volpato também mencionou como os artigos são avaliados e o que está mudando nesta avaliação na presente Era da Comunicação.

“Volpato mencionou que os artigos devem ser mais atrativos para os interessados em geral e não apenas para os cientistas. Neste sentido, a linguagem pode, por vezes, prescindir de tecnicismos. Disse também que, sobretudo, em publicações eletrônicas, é muito interessante utilizar recursos de ilustração com cores (gráficos e figuras, por exemplo) e até vídeos e áudios, quando forem pertinentes. Enfim, usar a criatividade para tornar um artigo de qualidade também atrativo ao leitor”, conta Garcia Júnior.

Nas demais atividades foram abordados os temas: bases de indexação nacionais e internacionais, bibliometria aplicada aos periódicos científicos, vantagens e desvantagens da publicação em outro idioma, publicação em acesso aberto ou fechado, fontes de financiamento para periódicos, como participar de um edital (chamada) para apoio à editoração, papel dos publishers (editoras prestadoras de serviços) e como aumentar o fator de impacto de revistas temáticas. Conforme Garcia Júnior, todas as informações colhidas em São Paulo serão apresentadas e discutidas com os editores das revistas Colloquium Agrariae, Exactarum, Humanarum e Vitae “para implementação de ações que levem à sua melhor qualificação”, afirma.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem