Biólogo formado na Unoeste confirma doutorado na Inglaterra
Viagem para o Reino Unido será neste mês e as atividades na universidade de Cranfield começam em setembro

O biólogo Demetryus Kauê Silva Ferreira comunica à Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste que em setembro iniciará suas atividades do doutorado na universidade de Cranfield, por conta de recente parceria firmada com a Unoeste e a obtenção de bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A viagem à Inglaterra está programada para o dia 16 deste mês.
Desde março, Silva esteve empenhado na obtenção de aprovação em proficiência da língua inglesa e o resultado saiu agora. Com a documentação formalizada, está com sua mãe e irmão que moram em São Paulo, de onde seguirá ao Reino Unido. As primeiras atividades para pesquisa na área de genética molecular estão previstas a partir de 19 de setembro. A orientação será do pesquisador Andrew Thompson que no ano passado esteve na Unoeste.
Em retribuição à visita, o assessor interinstitucional Dr. Antonio Fluminhan Júnior esteve este ano na Inglaterra, recepcionado por Thompson para quem Ferreira se apresentou, falando em inglês, durante a Semana de Biologia de 2012, promovida pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), onde o estudante fazia a licenciatura em Ciências Biológicas. Naquela ocasião, abriu a possibilidade de ingresso direto da graduação para o doutorado.
A disposição em se comunicar pela língua inglesa e o fato de ter feito iniciação científica foram fundamentais para que Ferreira obtivesse o aceite da Cranfield. Em seus primeiros experimentos em ciência na Unoeste foi orientado pelos professores Fluminhan e Paula Ortiz Lima. Ainda estudante, lecionou biologia e física nas escolas estaduais Tannel Abbud e Marrey Júnior, e fez estágio na área de biologia no Colégio Anglo Prudentino.
Ferreira nasceu em Prudente, onde viveu a infância e iniciou os estudos na Escola Estadual Placidio Braga Nogueira. Depois se mudou com a família para São Paulo. Retornou a Prudente para fazer o ensino superior, inicialmente motivado pela aprovação em educação física no campus da Unesp. Porém, mudou de opção e elegeu a Unoeste para fazer Ciências Biológicas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste