CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa oferta novos parâmetros de exames de sangue em gato

Desenvolvido no mestrado em Ciência Animal da Unoeste, experimento possibilita diagnósticos mais precisos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Pesquisa oferta novos parâmetros de exames de sangue em gato
Paulo Silva: aprovado para receber o título de mestre em Ciência Animal
Foto: Homéro Ferreira Pesquisa oferta novos parâmetros de exames de sangue em gato
Doutoras Rosa, Cecília e Mara durante as arguições sobre a dissertação
Foto: Homéro Ferreira Pesquisa oferta novos parâmetros de exames de sangue em gato
Após o resultado, Paulo agradeceu à banca com presentes de Foz do Iguaçu


O médico veterinário Paulo Henrique da Silva torna público o resultado de pesquisa que oferece novos parâmetros de avaliação de exames de sangue em gato. O que representa contribuição aos clínicos, com a possibilidade de diagnósticos mais precisos, principalmente em casos de anemia desse animal doméstico. A exposição sobre o experimento, incluindo o resultado alcançado, ocorreu nesta segunda-feira (5), quando da defesa pública de dissertação no mestrado em Ciência Animal, mantido pela Unoeste junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Silva desenvolveu a pesquisa nos últimos dois anos, respeitando todos os critérios éticos da área. Coletou sangue de 40 gatos. As análises foram feitas no Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Veterinário da Unoeste. “Conseguimos obter novas informações sobre alteração em sague de gato”, disse após a defesa e a avaliação mediante arguições do trabalho intitulado “A amplitude de distribuição do diâmetro dos eritrócitos (RDW), volume corpuscular médio e reticulócitos em gato doméstico hígido (Felis Catus – Linnaeus, 1758)”.

A pesquisadora doutora Mara Regina Stipp Balarim, convidada externa para compor a banca de avaliação, comentou que a importância reside na aplicação direta dos resultados à clínica veterinária. “A grande contribuição desse trabalho é servir de referência para os clínicos utilizarem. Resultado da competência do candidato, que demonstrou conhecimento profundo sobre o assunto”, afirmou. O posicionamento da professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi referendado pela avaliadora interna, a também pesquisadora doutora Rosa Maria Barilli Nogueira.

“O trabalho é de extrema importância por ser um estudo de referência para outros veterinários e por outros pesquisadores da Unoeste e de várias instituições. Outra constatação é a de valorizar o mestrado em Ciência Animal, pela qualidade. O que tem ocorrido com outros trabalhos já produzidos ou em desenvolvimento”, disse Rosa, que é coordenadora dessa pós-graduação stricto sensu. Silva foi orientado pela pesquisadora doutora Cecília Braga Laposy, que comemorou os resultados alcançados com a pesquisa, que buscou referências de literatura internacional sobre o assunto.

Silva é veterinário pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Fez duas pós lato sensu. Uma em Clínica de Cães e Gatos, na Universidade Federal do Paraná, no campus de Palotina. Outra em Marketing e Propaganda, pela Universidade de Cascavel (PR). Leciona a disciplina de Patologia Clínica Veterinária na União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), em Foz do Iguaçu (PR), onde mora. Em sua fala final comentou que estudar na Unoeste foi muito proveitoso, ainda que Presidente Prudente esteja a 600 km de distância.

“Vou confessar que tinha certo preconceito em fazer o mestrado numa universidade particular. A Unoeste mostrou o quanto estava errado, pois aqui recebi mais que o ensino de qualidade. Encontrei facilidade de comunicação e companheirismo junto aos professores e funcionários. Todos sempre estiveram disponíveis para qualquer assunto ou mesmo diante de uma eventualidade. Isso me deixou muito à vontade, ao ponto de me sentir animado e estimulado. Foi maravilhoso”, testemunhou Silva, por iniciativa própria, durante as considerações finais.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem