Agricultura exige atualização sobre conceitos e tecnologias
Pós-Agro e Gpagro promovem debate sobre inovação e desenvolvimento considerando a produção agrícola moderna



Grupos organizados da pós-graduação e graduação em Agronomia da Unoeste se juntam na organização de atividades extracurriculares. Pela primeira vez, promoverão um evento, com amplo debate sobre inovação e desenvolvimento da agricultura moderna. O Grupo Tutorial Pós-Agro e o Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) anunciam para o dia 13 de setembro palestra com Renato Roscae, reconhecido pesquisador no setor de fertilidade do solo da Fundação MS. Será a partir das 19h, no auditório Azaleia, no campus II da Unoeste.
O coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – mestrado e doutorado, Dr. Fábio Fernando de Araújo, comenta que essa será a primeira palestra de uma nova fase de organização de eventos envolvendo estudantes da pós e os de graduação inseridos em iniciação científica. “Eles buscaram um nome de impacto na área agropecuária”, diz Araújo e explica que o termo agricultura moderna refere-se a novos conceitos, como o de sustentabilidade, e às novas tecnologias, a exemplo da agricultura de precisão, que utiliza rastreabilidade por GPS.
Na opinião do coordenador, o estudante e o profissional que não se atualizarem ficam para trás em muitas questões como melhoramento genético, controle de pragas e doenças e manejo do solo. “O curso oferece o currículo mínimo, mas é bom que ocorram eventos extracurriculares. A Fundação MS tem ofertado novas tecnologias para o campo e seus pesquisadores, como é o caso do Dr. Roscae, são muito atuantes e bem atualizados”, afirma.
Roscae é graduado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre pela Universidade Federal de Lavras e doutor em ciência pela Wageningen University and Research Centre, na Holanda. O evento tem como público-alvo alunos e professores da Unoeste, das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), profissionais liberais e técnicos que trabalham no segmento do agronegócio.
Lançamento – A palestra no dia 13 marcará o lançamento oficial dos dois grupos, conforme anunciado durante a inauguração da sala do Gpagro na noite desta quarta-feira (4), no terceiro piso do bloco B-2, no campus II. Além de Araújo, estiveram presentes o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, na condição de professor da graduação e pós, o coordenador da graduação Carlos Sérgio Tiritan, os professores Edemar Moro, Carlos Henrique dos Santos, Paulo Claudeir Gomes da Silva e a coordenadora do curso de Zootecnia, Ana Cláudia Ambiel.
Creste elogiou a iniciativa que, para ele, é uma ação de promoção da excelência. Tiritan disse que promover a iniciação científica é fortalecer a pesquisa na Unoeste. Moro revelou que a Unoeste caminha para se consolidar como referência em recuperação de solo, em nível de Brasil, e disse que o pesquisador é um agente de transformação. O estudante de mestrado em Agronomia, Wellington Eduardo Xavier, anunciou que o Gpagro já está cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o aluno do doutorado Thiago Aranda Gatuchi apresentou pesquisas já em andamento e outras planejadas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste