CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biomedicina terá atividades na UBS do Brasil Novo

Programa de Aproximação Profissional ao Sistema Único de Saúde (PapaSUS) contemplará alunos do 1º ao 4º termo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Biomedicina terá atividades na UBS do Brasil Novo
Professora Gisela Gea é a responsável pelas atividades do curso
Foto: Mariana Tavares Biomedicina terá atividades na UBS do Brasil Novo
Apresentação do programa contou com a participação do coordenador do Papp de Medicina, Dr. Alex Nenartavis


A partir deste mês, será ofertado aos alunos do 1º ao 4º termo do curso de Biomedicina da Unoeste, o Programa de Aproximação Profissional ao Sistema Único de Saúde – PapaSUS na Formação Biomédica. É baseado na disciplina realizada no curso de Medicina, há dez anos, que promove contato mais próximo dos acadêmicos com a comunidade atendida em Estratégias Saúde da Família (ESFs). Trata-se de uma extensão voltada ao SUS, cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) que, em Biomedicina, terá como coordenadora a professora Gisela Gea e acompanhamento de docentes tutores.

A abertura oficial do programa ocorreu no início desta semana, com apresentação feita pelo coordenador da Biomedicina, Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, e teve como convidado especial o médico e coordenador do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) da Medicina, Dr. Alex Wander Nenartavis, que falou sobre o trabalho desenvolvido nesta graduação. “Na esteira da vulnerabilidade, estamos trabalhando nas ESFs possibilidades para colocar em prática a questão da equidade SUS, que é dar mais a quem precisa mais. Não esquecendo a integralidade, que é atender o indivíduo como um todo, e da universalidade, onde todos têm direito ao acesso”, pontua.

Conforme Gisela, o programa insere o aluno precocemente no Sistema Único de Saúde, promovendo o contato direto com a população. As atividades serão na UBS do Brasil Novo, onde já é realizado trabalho interdisciplinar envolvendo os cursos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Unoeste. Relata que os estudantes farão visitas domiciliares e participarão de reuniões de equipes interdisciplinares. “Junto com essa capacitação, vamos desenvolver o projeto de perfil parasitológico da população. Os acadêmicos vão trabalhar esse perfil na creche, nas escolas e UBS do bairro”, conta.

A professora responsável pontua ainda que o objetivo é levar o resultado do estudo à população, por meio de intervenções. Afirma ainda que todo cidadão deve conhecer o funcionamento do SUS, mas para o profissional da saúde esse conhecimento é imprescindível. “De uma forma ou de outra ele estará atuando no SUS, mesmo que não esteja numa unidade pública, pois todas são vinculadas a esse sistema. No Brasil, a prioridade atual é a atenção básica, então esses alunos têm que ter olhares voltados à prevenção e promoção à saúde”, reforça.

Nenartavis destaca que a Estratégia Saúde da Família é a materialização da atenção básica. “Ao levar o estudante a um lugar como esse, podemos mostrar que é possível fazer uma atenção básica resolutiva. Conseguimos apresentar, na prática, as possibilidades, e ele pode opinar sobre as mudanças necessárias”. Salienta ainda que existem muitas atribuições ao biomédico, dentre elas, a possibilidade de conduzir um grupo, onde coordenará profissionais de diferentes áreas da saúde. Por isso, segundo o médico, é essencial, já nos primeiros termos da graduação, que os estudantes tenham contato com este sistema.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem