Posto de Saúde de assentamento em Marabá passa por vistoria
Arquitetura e Engenharia estudam solução para problemas na estrutura do prédio que apresenta rachaduras


O programa Agita Pontal dá sequência ao atendimento às necessidades levantadas quando da realização do Agita Areia Branca em março deste ano, no assentamento que tem o mesmo nome e fica no município de Marabá Paulista. O Posto de Saúde apresenta problemas na estrutura, o que é visível pelas rachaduras nas paredes. Uma equipe de Unoeste está empenhada em dar solução.
Nesta quinta-feira (12) pela manhã ocorreu levantamento in loco, com a constatação de infiltração. Lá estiveram alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e da Engenharia Civil, acompanhados pela professora Djanine Dolovet Martins e por Gilberto Ferrari e Wilson Guidorizi, respectivamente supervisor e técnico de campo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) em Presidente Venceslau.
“Fizemos o levantamento, constatamos os problemas e agora vamos elaborar um projeto com a proposta de reforma e adequações”, conta Djanine que atua em conjunto com os seguintes alunos: Gustavo da Cruz Gregório, Bruno Eduardo Restani, Fernando Novoli Burgo e Victor Hugo Cardoso Costa, da Engenharia; Jaqueline Cândido, Douglas Bianchini, Indridy Prassi Inoue e Bruna Melina Mariana Tebar, da Arquitetura.
O Agita Pontal envolve o Itesp e a Unoeste, por meio de acordo de cooperação técnica voltado em promover ações para atender necessidades de trabalhadores da agricultura familiar no Pontal do Paranapanema, onde existem mais de 100 assentamentos da reforma agrária. O programa é mantido junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
No dia 9 de março a Proext levou ao Areia Branca vários atendimentos prestados por mais de uma centena de estudantes e 21 professores de 19 cursos da Unoeste, onde também estiveram presentes o Itesp, o Sebrae Móvel, a Fundação Procon e o Instituto Embelleze. Agora, no dia 21 de setembro será realizado o Agita São Bento, no assentamento que é mais conhecido como Pé de Galinha, em Mirante do Paranapanema. O evento ocorrerá durante toda a manhã.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste