CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mercado de trabalho para historiador é amplo

Profissional pode atuar no ensino, em editoras, consultoria em agências, como pesquisador em cinema, TV e teatro, entre outros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Mercado de trabalho para historiador é amplo
Entre os campos, licenciado pode ser pesquisador em arquivos e bibliotecas


“O curso de História busca integrar todas as dimensões do ser-humano: histórico, social, econômico, político e cultural”, explica a coordenadora da licenciatura na Unoeste, Alba Lucena. Pertencente à Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp), é um dos cursos que oferta vagas no Vestibular de Verão. As inscrições terminam nesta sexta-feira (17) e a prova ocorre no dia 25.

Repetindo a constatação do filósofo e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry, a coordenadora reafirma que “a história é, com certeza, a Rainha das Ciências Humanas”. Lembra que o significado do crescimento de poder das ciências históricas é a compreensão do quanto permanece atual, “pois é constantemente reescrita. Como diz o historiador Braudel: a história é filha do seu tempo”, salienta.

Em relação às oportunidades da área, Alba diz que “não falta emprego para este profissional”. Segundo ela, além da sala de aula o licenciado pode atuar como pesquisador em arquivos e bibliotecas; em consultoria de revistas científicas e especializadas, além de empresas de publicidade; como operador em agência de turismo, na criação de roteiros e acompanhamentos em destinos históricos e culturais, bem como em museus e centros culturais; como editor, na elaboração de livros didáticos, paradidáticos e históricos; além de cinema, TV e teatro, onde o historiador atua em pesquisas para filmes, novelas e peças teatrais.

A coordenadora frisa que faltam professores de história na educação básica, possibilitando aos acadêmicos o ingresso no mercado de trabalho logo nos primeiros termos. “Nos concursos públicos, o curso de História da Unoeste tem proporcionado aprovações em números significativos”. 

Graziella Plaça Orosco de Souza, graduada em 2006, é supervisora do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. Atualmente, é aluna do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, na mesma universidade. “O curso de História é excelente e apresenta muitos segmentos de atuação profissional”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem