CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Oferta de bolsas de iniciação científica deve ser ampliada

Entendimentos são mantidos com o CNPq e novidade deverá ser na área de desenvolvimento tecnológico e inovação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Oferta de bolsas de iniciação científica deve ser ampliada
Expressiva participação na reunião da Capex
Foto: João Paulo Barbosa Oferta de bolsas de iniciação científica deve ser ampliada
Participantes da última reunião da Capex em 2014


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferta contribuição pecuniária para 12 estudantes de graduação da Unoeste inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação o empenho é para que seja ampliado o número de bolsas, conforme entendimentos mantidos pelo pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi junto ao órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na recente estada em Brasília. A novidade é o interesse pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), sendo que a anunciada solicitação ao CNPq foi bem vista pelos membros da Câmara de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (Capex), em sua última reunião ordinária de 2014, realizada durante a manhã desta terça-feira (4) no campus II.

Outra pretensão é incluir estudantes do ensino médio em projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). “São demandas que pretendemos viabilizar junto ao CNPq”, anunciou Guelfi e comentou sobre providências tomadas internamente para que ocorram gestões interligadas dos programas, envolvendo ainda o Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). No âmbito da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação foram tratados ainda assuntos com as 889 parcerias em convênios de estágio e termos de cooperação técnica mantidos com empresas privadas e setores públicos; as 61 parcerias com universidades da América do Sul e Caribe, América do Norte, Ásia, Europa e América Central.

Sobre os programas de intercâmbio, além do CsF, foram apresentados os envolvimentos de estudantes da Unoeste no Fórmula Santander e no Bolsas Ibero-Americanas. São 35 estudantes no exterior e a meta de chegar a 50 até o final deste ano está prestes a ser alcançada com 28 homologações para o processo final de seleção do CsF. O crescente e grande interesse por intercâmbios pode ser constatado com 326 inscrições no Fórmula Santander, sendo que entre 44 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Brasil, a Unoeste ficou entre as dez primeiras com maiores números de inscritos, ocupando o nono lugar. Inscreveram-se alunos de 52 cursos de graduação e pós-graduação. Os números foram apresentados pelo assessor de relações interinstitucionais, Dr. Antonio Fluminhan Júnior.

Na condição de presidente da Capex, a pró-reitora de extensão e ação comunitária, Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, abriu a reunião comentando que a escolha de estudantes ingressantes da Unoeste recai em mais de 80% sobre a qualidade do ensino, conforme questionário aplicado neste segundo semestre pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad). Dados preliminares do balanço do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – o Enepe 2014 – foram apresentados pelo coordenador da Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq), doutor Jair Rodrigues Garcia Júnior, anunciando para o dia 2 de dezembro, uma terça-feira às 9h, reunião com todos os envolvidos na organização do megaevento.

Na reunião da Capex também foi exposto o balanço de bons resultados de mídia obtidos pelo Enepe e o Mês da Responsabilidade Social, com as várias realizações da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) em atenção ao apelo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Envolvida na organização do Núcleo de Acessibilidade de Inclusão (NAI), a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste, Regina Liberati Silingovschi, anunciou a etapa final de formulação do regulamento, com cópia remetida aos integrantes da Capex para possíveis sugestões, antes que o documento seja remetido à apreciação da Reitoria.

Assim que oficializado o NAI, seus integrantes formularão o plano gestor para realizações de ações que incluirão treinamentos e capacitações de professores e outros funcionários da universidade. Outros assuntos que mereceram ampla discussão foram a integração da pesquisa nos programas ou projetos de extensão mantidos pela Proext, conforme exposição feita pela coordenadora de extensões gerais Aparecida Martines; e a criação do Centro de Capacitação de Idiomas, em atenção à sugestão da Dra. Angelita sobre questões como a de preparar estudantes de graduação para ingressarem na pós-graduação stricto senso ou mesmo para os intercâmbios internacionais, situações nas quais prevalecem a necessidade dos idiomas inglês e espanhol.

Representando diferentes departamentos e setores, também estiveram na reunião Renata Navarro Cassu, Silvério Takao Hosomi, Rachel Lopes de Queiroz Chacur, Maria Eliza Nigro Jorge, Adriana Falco de Brito, Wilson Roberto Lussari, Patrícia Alexandra Antunes, Rosângela Cristóvão Ferreira, Graziella Plaça Orosco de Souza, Tadeu Alcides Marques, Luciana Oliveira da Silva Lorençon, Homéro Ferreira, João Paulo Barbosa, Rosilene Martins Viel, Fábio Fernando Araújo e Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem