CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo sobre estresse hídrico vegetal obtém aporte da Fapesp

Projeto docente pesquisará uso de rizobactérias na busca de amenizar efeitos deletérios do déficit de água


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo sobre estresse hídrico vegetal obtém aporte da Fapesp
Doutores Adriana, Araújo e Ana Cláudia: pesquisa com aporte da Fapesp


A qualidade da produção científica da pós-graduação da Unoeste tem, mais uma vez, o reconhecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ao conceder aporte financeiro como auxílio à pesquisa docente sobre o uso de rizobactérias para redução de estresse hídrico em plantas. “Nosso pedido foi aprovado e contempla aquisição de equipamento importado da França, um simulador da luz do dia da marca Fitotron, e produtos para análises laboratoriais”, conta o pesquisador responsável, Dr. Fábio Fernando de Araújo, coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia – mestrado e doutorado.

São ainda duas pesquisadoras colaboradoras, as doutoras Ana Cláudia Pacheco e Adriana Moro. O aporte da Fapesp também permite duas bolsas de treinamento técnico para estudantes da graduação, a serem selecionados pelos três pesquisadores. “A aprovação segue critérios rigorosos, o que valoriza o estudo proposto. Existem outros professores da Unoeste que já conseguiram, que desenvolveram e desenvolvem projetos de alto nível”, diz Araújo com a perspectiva de iniciar a pesquisa em fevereiro de 2015, trabalhando com milho e feijão. O prazo estimado para conhecer os resultados é de 12 meses.

O projeto de pesquisa recebe o título de “Promoção de Crescimento e Atividades Bioquímicas em Plantas Inoculadas com Bacillus subtilis em Condições de Estresse Hídrico”. O resumo anuncia que as rizobactérias promotoras do crescimento de plantas (RPCP) são bactérias que habitam o solo e, com frequência, são isoladas da rizosfera de diversas plantas cultivadas. Os efeitos destes microrganismos sobre o crescimento das plantas são amplos, incluindo os efeitos benéficos no controle de fitopatógenos no solo, emergência de plântulas e crescimento de plantas.

O estudo de modos de ação das rizobactérias responsivos no aumento do crescimento das plantas tem sido o foco de vários trabalhos disponíveis na literatura, entretanto, também é relatado que as rizobactérias podem interferir na tolerância das plantas aos estresses abióticos e influenciar nas atividades bioquímicas das mesmas. O déficit hídrico durante o crescimento das plantas tem sido uma das principais causas das frustações de safras nas últimas décadas e as ações que visam aumentar a tolerância das plantas despontam como de grande interesse para a pesquisa agrícola. Nos sistemas agrícolas sustentáveis, a inoculação de bactérias pode proporcionar proteção cruzada contra diferentes tipos de estresses: bióticos e abióticos.

A inoculação de Bacillus subtilis em sementes de plantas, atuando como RPCP, tem proporcionado resultados positivos em diversos estudos, qualificando esta espécie bacteriana como de grande potencial para uso na agricultura. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo a avaliação de isolados de Bacillus subtilis como indutor da tolerância ao estresse hídrico e efeitos na atividade enzimática e produção de compostos antioxidantes em plantas. Será avaliado o desempenho de isolados bacterianos para promover o crescimento de plantas em condições de déficit hídrico e alterações em atividades bioquímicas relacionadas com estresses oxidativos.

“Os resultados do presente estudo fundamentarão novas linhas de pesquisas com a utilização das rizobactérias na agricultura buscando-se minimizar os efeitos deletérios do déficit hídrico”, afirma o Dr. Araújo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem