Futuros médicos fazem campanha de doação de sangue
Iniciativa “Dou meu sangue pela Famepp” é organizada pelo diretório acadêmico com envolvimento de calouros e veteranos



O Diretório Acadêmico Marco Aurélio Marangoni (Damam) da Faculdade de Medicina da Unoeste (Famepp) promove, entre os dias 5 e 14 de fevereiro, das 7h às 17h, no Banco de Sangue do Hospital Regional (HR), a campanha “Dou meu sangue pela Famepp”. A proposta faz parte das ações promovidas pelo Trote do Bem.
Diogo Augusto de Almeida Garrett, do 5º termo de Medicina, é um dos organizadores. “A partir dos estágios e atividades realizadas no hospital, constatamos a grande necessidade de doadores de sangue. Desta forma, nos mobilizamos na idealização desta ação, que colabora para o aumento do estoque de bolsas de hemácias”.
O integrante do diretório acadêmico ressalta que a campanha envolve calouros e veteranos. “Além de ajudar o próximo, a mobilização integra os alunos. Acadêmicos de outros cursos também podem participar, basta ir até o Banco de Sangue do HR nos horários e datas divulgadas”.
José Antônio Nascimento Bressa é o médico responsável pelo local. “Realizamos cerca de 1,5 mil cirurgias por mês e utilizamos de 600 a 700 bolsas de hemácias em locais como Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), emergência e pronto-socorro. Diante deste cenário, todo gesto que aumente o nosso estoque é muito importante, pois durante todo o ano este número é baixo”. Segundo ele, a expectativa é que esta campanha desperte a consciência de que doar sangue pode contribuir com muitas vidas. “Espero que os participantes se sensibilizem e, principalmente, se tornem doadores regulares”.
A caloura Isabela Tapie Guerra e Silva foi uma das adeptas à iniciativa. Ela revela que é a primeira vez que realiza este procedimento. “Muitas vezes, as pessoas só doam sangue quando algum familiar necessita. Por isso, quero aproveitar esta oportunidade para ajudar quem não conheço”.
Serviço – Pessoas interessadas em doar sangue devem procurar o Banco de Sangue do HR, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 7 às 17h, munidos de documento oficial com foto.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste