CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Zootecnia desenvolve aula prática na Fazenda Experimental

Atividade envolveu acadêmicos do 1º, 3º e 5º termos do curso na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Zootecnia desenvolve aula prática na Fazenda Experimental
Alunos do 3º termo coletaram material in natura de milho para análises laboratoriais
Foto: Gabriela Oliveira Zootecnia desenvolve aula prática na Fazenda Experimental
Nagano auxiliou os acadêmicos do 5º termo na retirada de amostras de silagem
Foto: Gabriela Oliveira Zootecnia desenvolve aula prática na Fazenda Experimental
Alunos de Zootecnia acompanhados pelos docentes Marilice e Nagano


Os acadêmicos do curso de Zootecnia da Unoeste participaram de uma aula diferenciada na tarde desta segunda-feira (10). Realizada na Fazenda Experimental, a atividade reuniu os alunos do 1º, 3º e 5º termos, sendo uma complementação prática das disciplinas de introdução à zootecnia, forragicultura, bromatologia e nutrição animal, ministradas respectivamente pelos docentes Neimar Rotta Nagano e Marilice Zundt Astolphi.

Nagano informa que os calouros tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do ambiente rural. “Este momento é imprescindível para que saibam o que a instituição oferece para enriquecer, de maneira prática, o embasamento que receberão em sala”. O professor também é responsável pela matéria de forragicultura, direcionada aos acadêmicos do 5º termo. “Esta turma teve uma aula prática sobre a produção de silagem de milho, bem como obtiveram informações relacionadas ao armazenamento deste material, seja por meio do silo tipo bag ou trincheira”.

Ele declara que a primeira modalidade será utilizada de forma pioneira na fazenda, por meio de uma parceria com a empresa Matsuda. “Além das visualizações, estes alunos de forragem coletaram amostras de silagem em tubos específicos, que receberão tratos adversos de clima (temperatura e umidade) e de manejo. Após 90 dias, constataremos as alterações sofridas”.

Para Carlos Miguel Faria, do 3º termo, esta aula agrega conhecimentos. “Já conhecia o processo de produção de silagem, mas foi por meio desta atividade que consegui aprofundar o meu embasamento e constatar quais são as ações corretas desta prática”.

Larissa Lieko Hatisuka cursa o 5º termo. Ela diz que toda vivência em campo é enriquecedora. “Esta iniciativa foi muito interessante, pois visualizei assuntos, o que me ajuda ainda mais a assimilar os conteúdos propostos pela grade curricular”.

Marilice comenta que a bromatologia estuda integralmente os alimentos, permitindo a visualização da composição qualitativa e quantitativa dos mesmos. “Com este embasamento, os futuros zootecnistas estarão aptos a formular rações com maior precisão e segurança. Este processo de análise permite a identificação de possíveis alterações dos alimentos”.

A professora revela ainda que os alunos colheram, na Fazenda Experimental, amostras in natura (milho), que serão analisadas no Laboratório de Bromatologia da universidade. “Eles aprenderam como é feito este processo que envolve desde a coleta, acondicionamento e transporte das amostras. Além disso, vivenciaram a rotina de um produtor rural, recebendo dicas de como orientá-lo, garantindo o sucesso da análise do alimento coletado”. Outro ponto observado por ela é que quando os silos forem abertos será feita uma nova coleta, para identificação das alterações fermentativas.

Ingressantes – A primeira turma noturna de Zootecnia realizou a mesma atividade no último sábado (8) pela manhã, na Fazenda Experimental. “As atividades de campo serão sempre desenvolvidas no fim de semana para esses alunos”, salienta a coordenadora da graduação Ana Cláudia Ambiel.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem