CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante de Engenharia Ambiental faz intercâmbio na Itália

Chegada em Roma foi impactante, mas em cinco meses já há uma adaptação à língua, à comida e aos costumes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudante de Engenharia Ambiental faz intercâmbio na Itália
Marina Solina na Piazza San Pietro, na Cidade do Vaticano
Foto: Cedida Estudante de Engenharia Ambiental faz intercâmbio na Itália
Universitá de Roma Tor Vergata, onde Marina está
Foto: Cedida Estudante de Engenharia Ambiental faz intercâmbio na Itália
Lucélia Casagrande e Marina Solina, no Coliseu


Passados cinco meses na Itália, a estudante Marina Ramos Furlan Solina – do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na Unoeste – envia notícias à Assessoria de Relações Interinstitucionais. Comenta sobre o impacto ao chegar em Roma, mas diz que passado esse tempo já se sente adaptada à língua, à comida e aos costumes. Comemora o enriquecimento à sua formação, possibilitado pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Natural de Cacoal, no Estado de Rondônia, a futura engenheira ambiental desde os cinco anos de idade mora em Martinópolis com sua mãe, a bancária Sueli Ferreira Ramos. Seu pai, João Furlan Solina, é representante de vendas. Está em sua primeira viagem internacional, conforme relata a estudante do 7º termo e que ingressou na Unoeste quando concluiu o ensino médio no Colégio Objetivo, em Martinópolis.

“O meu primeiro contato foi cheio de medo e insegurança, mas isso é normal sentir, pois cheguei aqui em Roma sem saber falar direito e o que eu tinha aprendido da língua era só para ‘sobreviver’ no primeiro contato. Passei alguns apuros no começo, alguns até engraçados, mas agora estou me adaptando bem e estou amando Roma, que é uma cidade apaixonante”, conta a jovem que inicialmente iria para Portugal, mas diante da oportunidade dada pelo governo brasileiro de escolher outro país, optou pela Itália.   
 
“O processo de inscrição foi bem simples, pois tive ajuda do professor Fluminhan [Dr. Antonio Fluminhan Júnior, assessor de relações interinstitucionais]. Durante o processo, ocorreu que o país que eu tinha escolhido (Portugal) estava com muitos inscritos. Então, deram a oportunidade, não só pra mim, e sim pra todos, de escolherem outro país. Eu escolhi a ‘bella’ Itália”, comenta em tom de quem está adorando a experiência internacional, embora de início tenha estranhado dos romanos serem fechados, o oposto dos brasileiros que são em expansivos. Também sentiu o impacto do inverno, muito rigoroso em relação ao Brasil.

Na faculdade de engenharia da Universidade de Roma Tor Vergata, Marina experimenta um calendário diferente do brasileiro, sem as férias de começo de ano. Afirma estar muito feliz pela oportunidade e agradece o apoio recebido na Unoeste, dos professores e especialmente do Dr. Fluminhan. Em visita ao Coliseu de Roma, recentemente, encontrou com sua colega de curso na Unoeste, Lucélia Casagrande, que está fazendo o intercâmbio na Irlanda, também pelo Ciência sem Fronteiras.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem