CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Copa 2014 serve como aprendizagem, trabalho e entretenimento

Egressos e alunos da Unoeste acompanham de perto um dos maiores eventos desportivos do mundo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Copa 2014 serve como aprendizagem, trabalho e entretenimento
Jefferson Patricio Martins, 6º termo de Jornalismo, vai ter a oportunidade de assistir a um jogo
Foto: Rodolfo Lesse Copa 2014 serve como aprendizagem, trabalho e entretenimento
Equipe da Facopp fará cobertura in loco nos jogos de abertura e encerramento do mundial


Futebol: uma paixão nacional. A um dia da abertura oficial da Copa do Mundo no Brasil – que começa amanhã (12), na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo (SP) – as emoções e as expectativas aumentam, principalmente porque nesta partida é a estreia do Brasil, que enfrentará a seleção da Croácia. O maior evento do futebol mundial, que reúne 32 países que almejam a tão cobiçada taça Jules Rimet, contará com presença de alunos e egressos da Unoeste, seja para trabalhar, aprender ou apenas se divertir.

Para o egresso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facopp) da Unoeste, Léo Bianchi, futebol é mais do que uma paixão. Formado em 2006, atualmente trabalha como repórter no Departamento de Esportes da TV Globo de São Paulo capital, onde ficará com a cobertura de treinos das seleções que ficarão na região metropolitana e, eventualmente, os jogos no Itaquerão.

Ele lembra que durante a Copa das Confederações, em 2013, fez entradas ao vivo com o famoso locutor Galvão Bueno, após os jogos do Brasil, diretamente do Vale do Anhangabaú (SP), com mais de 40 mil pessoas em frente ao telão. “Foi uma experiência muito bacana. Agora a expectativa é ainda maior, será a maior oportunidade da minha carreira. Fazer a cobertura deste evento é algo que vai muito além do currículo, é uma mistura de emoções profissionais e pessoais”.

Também da Facopp, cinco estudantes de Jornalismo farão a cobertura in loco nos jogos de abertura e encerramento do mundial para mostrar os torcedores que estiverem bem perto do campo, mas que acompanharão as partidas do lado de fora. Os alunos Claudionor Paschoalotto Junior, Driely Pinotti, Gabriela das Graças Leal, Ítalo Renan Berto e Rodolfo Lesse embarcaram ontem (10) para São Paulo, de onde acompanharão a abertura da Copa, sendo esta a primeira parte de um videodocumentário que produzem.

Paschoalotto Junior explica que o vídeo faz parte de um projeto de extensão e tem como objetivo mostrar a Copa do brasileiro que irá participar da festa do lado de fora, não dentro dos estádios, onde a minoria terá acesso. No dia 10 de julho, os alunos viajarão para o Rio de Janeiro (RJ) para fazer a segunda parte do documentário, onde irão cobrir a parte externa do estádio do Maracanã durante a final da Copa. “A expectativa é enorme, estamos há mais de dois meses organizando e temos certeza que será um grande diferencial na nossa carreira, além da experiência de vivenciar de perto o maior evento do futebol, a festa das torcidas e conseguir mostrar a Copa de uma ótica diferente”, relata o estudante.

Nossa raiz – O sociólogo e docente da Unoeste, Marcos Lupércio Ramos, explica que o futebol já faz parte da cultura brasileira. “Toda esta mobilização é um fenômeno cultural, que surgiu com a fundação dos clubes e a participação do país em competições como o Campeonato Mundial, consequentemente eternizando jogadores como o Pelé”. Ele comenta que o esporte envolve a massa porque “o brasileiro gosta desta prática e até mesmo aqueles que não se identificam muito acabam se envolvendo, principalmente nas fases decisivas”.

Jefferson Patricio Martins, do 6º termo de Jornalismo da Unoeste, pode ser considerado sortudo! Foi sorteado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para assistir a disputa do terceiro lugar da Copa 2014, que será no dia 12 de julho, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). “Fui presenteado pelo meu padrinho. Estou ansioso, pois sempre tive o sonho de acompanhar de perto uma partida desta competição e realizar este desejo no meu país, é fantástico! Claro que gostaria de ver um jogo do Brasil, mas espero que a nossa seleção chegue à final”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem