Pesquisas cadastradas no Conep apresentam crescimento de 72%
Constatação é feita pela comissão nacional de ética e Unoeste se insere entre cumpridores do rigor científico



A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições, verifica crescimento de 72% na produção de pesquisa científica. Em 2012 foram 52.300 cadastros, ante 90.016 em 2013. A Unoeste está inserida nesse contexto e em termos de acervo de material biológico humano ocupa posição de vanguarda. Possui dois dos 25 biobancos cadastrados em todo o país, ambos mantidos pela Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente (Fopp), com dentes, doados e armazenados, que podem ser utilizados para pesquisas.
Criado há quase 18 anos, o Conep é vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão consultivo do Ministério da Saúde e instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma instância colegiada de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito da ética em pesquisa. Independente de influências corporativas e institucionais, tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos da pesquisas que envolvem seres humanos. Cabe ao Conep elaborar e atualizar diretrizes e normas para proteção dos sujeitos de pesquisa.
No aspecto da atualização, são realizadas reuniões descentralizadas de sua sede em Brasília. Na circunscrição que abrange Presidente Prudente, o mais recente encontro de membros de CEPs ocorreu na semana passada em Ribeirão Preto, com os assuntos lá discutidos inseridos na pauta da reunião ordinária desta terça-feira (10) no CEP que envolve pesquisadores da Unoeste, realizada durante à tarde no prédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Estiveram em Ribeirão a pesquisadora vice-coordenadora do CEP, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, e a secretária Ana Carla Lopes Giroti.
As informações veiculadas no encontro foram repassadas à comunidade científica da Unoeste e foi transmitido o comunicado do coordenador da Conepp, Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, sobre o encontro com os representantes dos usuários membros do CEP. Será em novembro deste ano, em dia, local e horário a serem definidos. No Estado são 184 CEPs em funcionamento. Uma das metas do Conep é a de agilidade na avaliação dos projetos que no plano local gira em torno de 30 dias e no nacional 60, sendo que em tempos passados chegavam a 90 ou 120 dias.
Na última reunião ordinária do presente semestre do CEP na Unoeste, sendo que a próxima será no dia 6 de agosto, estiveram presentes Gisele Alborguetti Nai (coordenadora), Rosa Maria Barilli Nogueira, Jair Rodrigues Garcia Júnior, Décio Gomes de Oliveira Vagner Camarini Alves, Adriana Falco de Brito, Lucimara Carvalho de Andrade Sanches, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, Patrícia Arruda de Souza Alcarás, Fernando Augusto Barreiros e Ana Carla Lopes Giroti.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste