Unoeste disponibiliza cuidados especiais para gestantes
Tratamentos gratuitos amenizam incômodos causados nos meses de gravidez


A gestação é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes da vida da mulher, pois se consuma o sentimento da maternidade, esperado desde os primeiros anos de vida. É verdade que a gravidez traz uma beleza única para a mamãe, porém, também é fato que traz alguns incômodos que requerem atenção especial. Por isso, cuidados estéticos e fisioterapêuticos são indicados nos períodos de pré e pós-parto, pois ajudam a minimizar os efeitos das modificações do corpo. Na Unoeste, esses serviços são oferecidos gratuitamente pelas clínicas de Estética e Cosmética e de Fisioterapia.
Conforme a docente responsável pelo setor de Ginecologia e Obstetrícia da Clínica de Fisioterapia, Gabriela Andrade Piemonte Lopes, o local atende mulheres da comunidade a partir de encaminhamento médico. Explica que os tratamentos são realizados tanto em solo quanto na piscina, no setor de hidroterapia, conforme avaliação de cada caso, que é feita pela docente e por alunos. “O objetivo é prevenir desconfortos comuns da gestação, como a dor lombar, o edema ou inchaço, além de proporcionar melhor qualidade de parto. Já o trabalho pós-parto consiste na reabilitação mais rápida da mãe”. As atividades baseiam-se em alongamento e fortalecimento de musculaturas “para que a mamãe suporte o peso que vai ganhar na gravidez e depois possa ter maior cuidado com o bebê”.
Já a Clínica de Estética da Unoeste atende funcionárias e parentes grávidas de colaboradores, de acordo com a disponibilidade de horários. Os tratamentos podem iniciar a partir do terceiro mês de gestação e sempre com encaminhamento médico, conforme explica a professora e responsável pela clínica, Bruna Corral Garcia Valsoni. Segundo ela, os procedimentos mais realizados durante a gravidez são a hidratação corporal, visando prevenção de estrias, e a drenagem linfática, “que melhora a circulação, o retorno venoso, diminuindo o edema dos membros inferiores, além de proporcionar o relaxamento”.
Para um bom resultado, o acompanhamento médico é imprescindível. “Não têm grandes contraindicações, mas precisamos saber se a gestante tem alguma doença, como diabetes e hipertensão”, destaca Bruna. Outro ponto reforçado pela professora é a importância de a grávida procurar um profissional capacitado para atendê-la. “Se a drenagem for realizada numa posição errada poderá prejudicá-la, por restringir a circulação. Por isso, a técnica deve ser aplicada de decúbito lateral esquerdo”, salienta.
Os cuidados continuam – No pós-parto são realizados os tratamentos estéticos propriamente ditos, manuais ou eletroestéticos, caso a mamãe necessite, como para estrias, gordura localizada, flacidez muscular, entre outros. Bruna salienta que alguns procedimentos devem iniciar após a amamentação, pois até esse período ocorrem os efeitos de toda a alteração hormonal que a mulher teve durante a gestação. “Para outros tratamentos, como a redução de medidas, vai depender de como foi o parto: se normal, pode iniciar mais rapidamente, se cesárea, deve-se respeitar o processo de cicatrização. Por isso, também precisamos da liberação médica”, reforça a professora.
Ainda mais bonita – Os cuidados recebidos durante a gestação promovem qualidade para a mãe e, consequentemente, para o bebê, afirmam as docentes. Apesar de ser a etapa mais esperada pela mulher, também é uma fase que ela não se acha tão bonita, por isso a estética é importante, em razão de contribuir para a autoestima. “Não focamos somente a estética, mas principalmente o bem-estar”, afirma Bruna.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste