Olho e anexos em maquete facilitam aprendizado para crianças
Projeto envolvendo estudantes de Biomedicina é bem recebido em escola particular de Presidente Prudente



O Colégio Objetivo de Presidente Prudente mobilizou na tarde desta terça-feira (17) cerca de 100 alunos, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, para uma aula especial com estudantes de Biomedicina da Unoeste. O ensino sobre a visão ocorreu com a utilização do olho e anexos produzidos em maquete, o que facilitou o reforço do aprendizado, conforme a professora de ciências Angela Maria Rangel que já havia trabalhado o conceito com as crianças, enquanto no laboratório sua colega Márcia Leite desenvolveu aulas práticas.
“Nossos alunos já tinham visto o conteúdo na apostila, em texto e imagem. Também viram em vídeo. Trabalhamos, inclusive, os nomes científicos. No momento estamos trabalhando o sistema sensorial; vendo todos os sentidos. Na questão visual, focamos em formas e cores, inclusive com atividades práticas, utilizando desenhos. Para eles, esse encontro com os estudantes da universidade está sendo muito proveitoso, inclusive reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula e em atividades no laboratório do colégio”, disse Angela.
Para Vinícius Pereira Lamberti, do 5º ano, ter visto na apostila e agora ver em maquete é forma de reforçar o aprendizado proporcionado pelas duas professoras. Pelo curso de Biomedicina também foram duas professoras: Aline Duarte Ferreira e Cristiane Neves Alessi Pissulin, ambas de Anatomia, que estiveram com os universitários no colégio que fica na Vila Dubus. Aline explicou que levar os universitários para essa atividade, que neste ano ocorreu pela segunda vez, é uma forma de estimular o processo de ensino e de aprendizagem. No primeiro semestre foi na Escola Municipal Jovita Terin, no bairro Brasil Novo.
Estiveram no Colégio Objetivo e proporcionaram atividade lúdica, incluindo jogo da memória específico sobre o olho e seus anexos (músculos, pupila, íris, esclera, córnea e retina) os seguintes alunos do 1º termo da Biomedicina: Kauan Rojas dos Santos, Gabriela Martins Silva, Pâmela Franco Silva, André Correa, Isabela Santos Souza, Letícia Crellis Munuera e Márcia Marjori Cristian Alonso. Cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), o projeto tem o seguinte nome: “O olho e seus anexos: atividade de anatomia direcionada à complementação pedagógica e inclusão dos alunos em deficiência visual”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste