8º Mutirão do lixo eletrônico recebe mais de 80 toneladas
Poder público anuncia para 2016 mais uma medida de descentralização da arrecadação, com ponto na zona norte



O 8º Mutirão do Lixo Eletrônico arrecadou mais de 80 toneladas, conforme estimativa. São cerca de duas toneladas a mais que no ano passado. O aumento é creditado ao prazo curto de utilidade de eletroeletrônicos, muitas vezes substituídos por novos lançamentos, e à conscientização da população sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente. Como o mutirão é algo que tem dado tão certo, ao ponto de Presidente Prudente ser referência nacional da coleta do e-lixo, o poder público municipal anuncia nova medida de descentralização da arrecadação. Além do ponto centralizado no Parque do Povo, em 2014 teve início a coleta no conjunto habitacional Ana Jacinta, na zona oeste. Para 2016 já está previsto um ponto no bairro Brasil Novo, numa área da zona norte que em breve terá mais de 3 mil novas casas, dos conjuntos João Domingos, Cremonezi e Tapajós.
O anúncio foi feito no sábado (13), durante o mutirão, pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB). Ao comentar que o evento é de conhecimento do Ministério do Meio Ambiente, exatamente como referência na coleta e destinação correta do e-lixo, creditou o sucesso à parceria da prefeitura – por intermédio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação – com a Unoeste, que envolve diretamente a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). “Se a prefeitura fosse fazer sozinha, certamente teria muitas dificuldades ou nem conseguiria chegar a resultados tão espetaculares, como tem ocorrido a cada ano”, comentou.
Conforme o prefeito, enquanto muita gente fala em meio ambiente, a parceria do mutirão, inserido no calendário oficial do município, age em busca de resultados. “No serviço de coleta de lixo é constatado todos os dias o descarte de fogão e móveis, mas o lixo eletrônico não. Certamente é guardado, esperando pelo mutirão. Essa é uma conscientização que já existe. A tendência é crescer. Daí, mais uma medida de descentralização que irei discutir com os parceiros, juntamente com o Rogério [secretário municipal de tecnologia da informação e professor da Fipp, Rogério Alessi]”, disse Tupã que agradeceu a todos os envolvidos, especialmente a Unoeste.
Para o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, a conscientização é algo muito relevante diante de que jogar o e-lixo na natureza é um problema sério. Associada a essa preocupação está o compromisso do descarte correto. Daí a parceria com a Vertas, de Mauá, na Grande São Paulo. Empresa devidamente certificada e que se dispõe a buscar em Prudente o lixo eletrônico coletado, de tal forma a desonerar os cofres públicos do gasto com o transporte. No sábado foram lotadas seis enormes caçambas do tipo contêiner aberto, uma carreta, um caminhão baú e dois basculantes. A estimativa é de que 4 mil pessoas passaram pelo Parque do Povo e Ana Jacinta, boa parte de pais ou avôs acompanhados por filhos e netos.
A Fipp mobilizou cerca de 300 estudantes que atuaram como voluntários, metade pela manhã e outra durante a tarde. Pela administração municipal, ainda estiveram diretamente envolvidos durante a coleta: agentes da Secretaria de Assuntos Viários orientando o trânsito, sonorização e locução da Secretaria de Comunicação e funcionários de limpeza da empresa de economia mista Prudenco, recolhendo caixas de papelão para destinar à cooperativa de reciclagem. Um grupo de crianças do programa de educação integral e integrada Cidadescola participou de atividades lúdicas, transformando disquetes em porta-objetos, orientados por equipe dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, da Faculdade de Artes, Ciência, Letras e Educação (Faclepp). Também atuaram alunos do curso de Fotografia, da Faculdade de Comunicação Social (Facopp).
Prestigiaram ainda o evento o vice-prefeito Marcos Vinha (PT), vários secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Ed Thomas (PSB), que fará registro noticioso na TV Assembleia e irá se pronunciar sobre o sucesso do mutirão na Assembleia Legislativa, registrando o fato como referência para o Estado de São Paulo. A imprensa local/regional cobriu o evento: jornal, rádios, TVs e portais. Muitas foram as postagens em redes sociais. A Proext esteve representada pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais Graziella Orosco e pelo assessor de integração comunitária Darci Galbiati.
Premiação – No encerramento da 8ª edição do mutirão, por volta das 16h, no Parque do Povo, ocorreu o sorteio de prêmios. Os ganhadores foram os seguintes: bicicletas – Gustavo Luís Sitolino, Janete Melo de Castro, Matheus Giaciani, Creuza Colnago, Maressa Padilha, Echiley Hellen Lucindo de Mauro, Elecir Santos da Silva, Bruno Pereira, Carlos Olivete e Rodrigo dos Santos; tablet – Rosilei Nappe, notebook – Marlon Brito de Oliveira; e videogame – Marlene Sartori. A entrega dos prêmios está prevista para as 16h desta terça-feira (16), no gabinete do prefeito Tupã.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste