Atenção básica e redes temáticas amparam saúde do idoso
Departamento Regional aposta nessas duas vertentes para atender usuário da saúde pública na terceira idade



O fortalecimento da atenção básica através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e as implantações das Redes de Atenção à Saúde são mecanismos de saúde pública capazes de influenciar positivamente em melhorias à qualidade de vida do idoso. É o que preconizou o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-11), Jorge Yochinobu Chihara, no pronunciamento de abertura do 2º Fórum Regional do Idoso. Realizado na Casa do Médico, nesta terça-feira (30), o evento mobiliza representantes de 45 municípios da área de abrangência do departamento, enquanto órgão da Secretaria de Estado de Saúde. A Unoeste está plenamente inserida na realização, com a oferta de palestras por profissionais vinculados a cursos de graduação e à Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, mantida em convênio com o Hospital Regional (HR).
Conforme Chihara, cada equipe de ESF atende a um grupo de pessoas, incluindo idosos. Mas a ideia é capacitar melhor o atendimento à terceira idade, para que as Redes de Atenção à Saúde sejam de fundamental importância. São redes propostas pelo Ministério da Saúde e nas quais estarão envolvidas as gestões estaduais e municipais, proporcionando atenção integral, intersetorial e interdisciplinar. Elas estão formuladas em redes temáticas e são cinco as prioritárias: atenção obstétrica e neonatal, atenção às urgências e emergências, atenção psicossocial, atenção às condições e doenças crônicas e cuidado à pessoa com deficiência. “São dessas redes que virão os recursos, possibilitando ampliar a capacidade assistencial”, disse o diretor que já foi secretário municipal de saúde em Junqueirópolis e Adamantina.
A participação da Unoeste envolveu como palestrantes a Dra. Margarete Aparecida Jacometo Lima, professora da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), incumbida de discorrer sobre a atenção integral à pessoa idosa, tendo como foco a fragilidade; o professor do curso de Fisioterapia Weber Gutemberg Alves de Oliveira, sobre avaliação funcional e prevenção de fragilidades músculo esqueléticas; e a professora do curso de Farmácia Edna Amari Shiratsu Takahashi, sobre a relação entre as ocorrências de quedas no idoso e a polifarmácia, que consiste no uso de vários medicamentos. Estiveram presentes alunos residentes e a professora do curso de Enfermagem Larissa Sapucaia Ferreira Esteves. O cerimonial foi conduzido pelo professor do curso de Odontologia Adilson de Oliveira.
A mesa foi composta por Chihara, juntamente com a representante da Sociedade Paulista de Medicina, Daniela Martins Luizari Sant´Ana; promotor público Mário Coimbra; delegado do idoso Arnaldo Vicente Erani Gonino, representando a Secretaria Estadual de Assistência Social, Elaine Cristina Silva Moura, e interlocutora da saúde do idoso pela DRS-11, Neusa Jerônimo Peres Fingerhut. Na abertura houve apresentação de dança pelo grupo da terceira idade de Junqueirópolis, com a canção Maria, Maria, na voz de Elis Regina. A participação da Unoeste, no evento realizado em Presidente Prudente, também envolve a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste