Estimativa para Prudente é de mais de 50 mil idosos até 2030
Projeção que leva cursos de saúde a preparar profissionais capazes de atender a demanda atual e futura



Atualmente 13% da população de Presidente Prudente são de pessoas com mais de 60 anos de idade, classificadas como idosas pelo estatuto que regula os seus direitos. A estimativa é de que sejam 23% até 2030, quando passará de quase 29 mil para mais de 50 mil idosos, considerando a população atual de 222 mil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Situação que leva a Unoeste a preparar profissionais da saúde para que sejam capazes de atender as necessidades da demanda atual e futura.
Para esse fim, a universidade oferece Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, em parceria com o Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. São envolvidos profissionais com as seguintes formações: enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição. A coordenadora Larissa Sapucaia Esteves mantém os residentes envolvidos na 4ª Semana do Idoso, iniciada nesta terça-feira (4) e que prosseguirá até sábado (8). A abertura ocorreu com a realização do 20º Fórum Municipal do Idoso, durante a manhã no Centro Cultural Matarazzo.
Nesta quarta-feira (5) acontecerá o 1º Encontro de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), às 8h, na Delegacia de Proteção ao Idoso. Para a quinta-feira (6) está programado o espetáculo Mamute, às 19h, no Sesc Thermas. A peça teatral será encenada pela Companhia do Mofo, formada por egressos da Escola de Arte Dramática da USP, Escola Livre de Teatro de Santo André, Universidade Anhembi-Morumbi, Teatro Escola Macunaíma e CPTzinho, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc.
Na sexta-feira (7) o HR sediará, das 8h às 16h, o 1º Simpósio Integrado sobre Envelhecimento. Serão abordadas questões sobre cuidados, atenção à saúde, proteção, atenção social ao idoso, Rede de Atenção ao Idoso, Rede de Cuidados Continuados e Rede de Atenção Suplementar. Também no HR, a Residência promove durante a semana o Circuito do Envelhecimento, no qual funcionários do hospital vivenciam a fisiologia do envelhecimento, no sentido de se colocar no lugar do idoso.
Ao prestigiar a abertura do fórum, Larissa disse ser preciso reajustar a oferta de serviços e repensar o apoio social aos idosos, inclusive diante da estimativa de que a cada 20 pessoas, cinco serão idosas em 2030; exatamente 1/4. A solenidade envolveu a secretária municipal de Assistência Social Maria Helena Veiga Silvestre, o diretor administrativo do HR Frei Jacó Silva e o delegado-titular da Delegacia do Idoso de Presidente Prudente, Arnaldo Vicente Erani Gonino.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste