CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste mantém reconhecimento nacional em ações comunitárias

Pela 12ª vez universidade é certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste mantém reconhecimento nacional em ações comunitárias
Unoeste é premiada pela 12ª vez com o Selo da Reponsabilidade Social


Atualizado em 14/10/2016

Pelo 12º ano consecutivo, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) premia a Unoeste com o Selo da Responsabilidade Social, válido para o período de setembro de 2016 a setembro de 2017. Falando em nome da Reitoria, o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste diz que a universidade tem a preocupação de dar transparência e visualização à sua missão institucional e que prêmios como esse confirmam o papel transformador da Unoeste, que vem sendo premiada desde que o selo foi instituído.

Reconhecimento que ocorre através da mantenedora: a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), pela qual responde o diretor geral Dr. Augusto César de Oliveira Lima. O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, afirma que as instituições de ensino exercem um papel fundamental na formação superior não só de estudantes, mas de cidadãos e que ações com foco na responsabilidade social são uma oportunidade de criar vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade. “O objetivo da campanha é justamente fortalecer essa parceria entre as instituições e a sociedade, dar maior visibilidade aos projetos locais e promover um ambiente de debate envolvendo professores, alunos, funcionários e toda sociedade organizada”, diz em relação à campanha da Responsabilidade Social, que ocorreu de 12 a 17 de setembro deste ano.

Porém, a Unoeste mantém ações de responsabilidade social o ano todo, mas vê na campanha uma oportunidade de reafirmar esse compromisso através da extensão, envolvendo o ensino e a pesquisa. Até setembro deste ano, foram mais de 55 mil atendimentos prestados em diferentes ações, que envolveram diretamente 4.882 alunos, 282 professores e 45 técnicos, junto a 60 instituições assistenciais, públicas e empresariais parceiras, de acordo com dados da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), pela qual responde o Dr. Adilson Eduardo Guelfi e tem o envolvimento de toda uma equipe.

Diniz comenta que a campanha é também um bom momento para revitalizar o ensino, a pesquisa e a extensão, consolidar práticas de gestão, desenvolver trabalhos interdisciplinares e firmar parcerias com entidades e empresas. Para Creste, o selo “valoriza como uma IES [Instituição de Ensino Superior] responsável, antenada aos anseios da população de uma região em desenvolvimento e de acordo com os princípios norteados pela LDB [Lei de Diretrizes e Bases] e pela Constituição brasileira”. Entende o selo como prêmio de incentivo institucional e a todos os colaboradores para buscar, inclusive, novos meio de cumprir deveres sociais. Creste enaltece a ABMES pela iniciativa de proporcionar visibilidade às IES particulares do país frente à sociedade.

“A realização desse projeto em toda área de alcance da Unoeste é de extrema importância para que a população dessa região tenha serviços nas mais diferentes áreas, da saúde ao setor jurídico. Além disso, essa interação entre alunos e público contribui para a formação pessoal e profissional dos estudantes. A cada ano, a adesão à campanha tem aumentado. Em 12 edições, já são mais de 11 milhões de atendimentos à população do país entre as ações, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, atividades culturais, inclusão digital, esporte e recreação”, comenta Diniz.

No entendimento de Guelfi, a manutenção do selo significa que são de ótima qualidade os serviços prestados pela Unoeste à comunidade e que a universidade cumpre seu papel de contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região onde está inserida. Também entende que o selo proporciona projeção nacional, conforme mostram os vários indicadores reveladores de um trabalho sério e competente, voltado a resultados. “O selo é uma vitória de todos. É o resultado de todos os domínios: do ensino com inovação acadêmica, da pesquisa como geradora de conhecimento e da extensão como atuação prática”, pontua.

Para Oliveira Lima, o Selo da Responsabilidade Social é resultado de um trabalho constante e que reflete o avanço buscado permanentemente, pela diretoria da Apec e pela reitoria da Unoeste, na oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. “Nosso trabalho é para melhorar cada vez mais a nossa atuação e, para isso, estamos alinhados com todos os funcionários, incluindo os diretores, coordenadores e professores”, finaliza.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem