Aluno da Engenharia Ambiental consegue bolsa na Argentina
Durante as férias de janeiro irá fazer curso intensivo em programa internacional de língua espanhola


O estudante do 6º termo do curso de Engenharia Ambiental Arthur Pereira dos Santos está entre os 16 brasileiros classificados com bolsas de estudos para o curso intensivo de férias do Programa Internacional em Língua Espanhola. Ele passará o mês de janeiro na Argentina, juntamente com universitários de diferentes cidades brasileiras, como Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Viajará de Presidente Prudente para Córdoba no dia 7 de janeiro, fica uma semana em Buenos Aires, e retorna ao Brasil em 6 de fevereiro.
Bolsista do ProUni, o mineiro de Paracatu fará sua primeira viagem internacional e credita parte da realização deste sonho ao estímulo dos docentes na Unoeste, especialmente ao professor Elson Mendonça Felici, com o qual tem maior proximidade. A qualidade do curso e a estrutura da universidade motivou Santos a estudar em Prudente, aqui conta com o apoio de seu tio Benedito Gonçalves do Santos, que é o bispo da diocese local. O tio o abrigou um mês antes de fazer o vestibular, exatamente para conhecer a Unoeste.
Filho de Ciro Gonçalves dos Santos e Maurília Pereira dos Santos, o futuro engenheiro ambiental é o mais velho de dois irmãos. O caçula Igor, que tem 19 anos, cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, recentemente, na condição de terceiro colocado num concurso ganhou viagem de um mês para a Europa, e foi quem incentivou o irmão para se inscrever e concorrer à bolsa para a Argentina.
“Fiz o cadastro no site. A primeira fase foi apresentação do currículo. Na segunda, pediram que eu escrevesse uma carta apresentando os motivos porque eu deveria ganhar a bolsa. Depois, veio à informação de que ganhei”, conta em relação à correspondência eletrônica envida pela direção da escola de idiomas Able Spanich. Fato comunicado à coordenadora do curso na Unoeste, Leila Maria Sotocorno e Silva e à Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste, pela qual responde o doutor Antonio Fluminhan Júnior.
Santos acredita que o fato de ter sido contemplado com a bolsa resulta de uma soma de fatores, passando pelo seu histórico escolar, o fato de trabalhar na Casa da Criança, mantida pelo Colégio Cristo Rei no Brasil Novo, local onde planeja desenvolver projeto de extensão para promover a coleta seletiva de lixo urbano do bairro, sob a orientação da professora Leila Maria Couto Esturaro. Outro projeto que está prestes a desenvolver consiste numa pesquisa sobre o impacto de radares como inibidores de velocidade, visando reduzir o atropelamento de animais na estrada que corta o Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio.
A iniciação científica envolve o colega estudante Jean Oliveira e é orientado pelo professor Felici, que vê nessas ações a oportunidade de construir um currículo diferenciado, incluindo o intercâmbio de estudo no exterior, que dá peso para inserção no mercado de trabalho. Especificamente sobre a ida de Santos para o curso de língua espanhola na Argentina, comenta que muitas empresas valorizam um segundo idioma. O espanhol é a língua oficial de 22 países e é falada por quase 500 milhões de pessoas no mundo.
“Quando ganhei a bolsa, fiquei em dúvida se iria. Porém, não faltou o apoio da minha família, do professor Elson e das pessoas do meu trabalho, consegui conciliar as férias com a viagem”, comenta o mineiro de Paracatu cidade que fica cerca de 250 km de Brasília e a 600 km de Belo Horizonte, localizada na região noroeste do Estado de Minas Gerais.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste