Comitê de Ética constata crescimento do número de pesquisas
Constatação feita na Unoeste faz parte dos cenários nacional e mundial de produção de novos conhecimentos

Durante dez anos do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unoeste foram emitidos 3.157 pareceres, dos quais 327 no primeiro semestre deste ano. Os 10% em apenas seis meses demonstram um crescimento que, conforme a coordenadora Gisele Alborghetti Nai, tem sido gradativo nos últimos dois anos. O mesmo tem ocorrido no cenário nacional e mundial, revelando o empenho de pesquisadores na produção de novos conhecimentos. Os dados foram apresentados na comemoração, na noite desta quinta-feira (3), no auditório Buriti, campus II da universidade.
A fala da Dra. Gisele precedeu a palestra proferida pelo coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, com o tema: “Presente, passado e futuro da ética em pesquisa com seres humanos”. Ele apresentou dados do Conep, falou sobre dados do CEP, das pesquisas que precisam de apreciação do sistema CEP/Conep e do Projeto de Lei (PL) 200 que dispõe sobre a condução de pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas.
Em dez anos do CEP/Unoeste foram realizadas 100 reuniões ordinárias e também ocorreram extraordinárias, com o envolvimento de 95 membros, que se revezaram ao longo do tempo. A primeira coordenadora foi a Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira e Gisele é a segunda. Nesses anos todos, o serviço de secretaria tem sido de Ana Carla Giroti que foi homenageada com flores, na cerimônia de abertura da comemoração com o patrocínio da Unoeste, Pronta Entrega Conveniência e Oeste Saúde. Após a palestra, foi servido coquetel aos participantes, no laboratório Sala e Bar do curso de Gastronomia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste