CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Homeopatia tem medicamento que auxilia contra a dengue

Setor da  Farmácia Universitária (Unofarma) inicia atividades nesta segunda-feira (18), com estágio e consulta homeopática


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Homeopatia tem medicamento que auxilia contra a dengue
Rosângela Cristóvão Ferreira no Laboratório de Manipulação Homeopática

A Farmácia Universitária da Unoeste (Unofarma) inicia nesta segunda-feira (18) atividades no setor de homeopatia, com supervisão da farmacêutica e professora do curso desta área, Rosângela Cristóvão Ferreira. No local, a comunidade contará com atendimento especializado, por meio de dispensação (fornecimento) e orientação adequada dos medicamentos prescritos pelos médicos e também poderá agendar consulta com a docente para prescrição de medicamento homeopático, visando o tratamento de transtornos menores, como casos agudos e crônicos que se encontram em crise. A Unofarma disponibiliza medicamentos elaborados segundo a Farmacopeia Homeopática Brasileira e o Manual de Normas Técnicas para Farmácia Homeopática. “Uma das novidades é a manipulação do medicamento que contribui para evitar a dengue ou tornar seus sintomas mais leves, sem complicações e de cura mais rápida”, diz a professora.

Rosângela ressalta que em várias cidades do Brasil, por ocasião do surto de dengue, esse medicamento foi usado e distribuído à população pelos órgãos de saúde pública, apresentando resultados significativos. “Em 2008, em epidemia no Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde solicitou ao Instituto Hahnemanniano do Brasil a indicação de um medicamento. A avaliação mostrou eficácia, com pouquíssimos casos da doença entre as pessoas que usaram, e doença mais branda entre aqueles que adoeceram. Em casos hemorrágicos a normalização das plaquetas foi mais rápida”, frisa, reforçando que diante da suspeita da doença é extremamente importante procurar a atendimento médico.

Com especialização na área pelo Instituto Homeopático François Lamasson (IHFL) de Ribeirão Preto (SP), a professora esclarece que a homeopatia visa tratar o paciente como um todo, não apenas a doença. “É uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente, doses mínimas do medicamento, para evitar a agravação dos sintomas e estimular a reação orgânica na direção da cura”.

Medicamento contra a dengue – Conforme Rosângela, sua formulação apresenta ações: analgésica sobre as dores no corpo; protetora das funções hepáticas afetadas pelos vírus, reduzindo náuseas e vômitos; e de auxiliar na coagulação do sangue. Sem efeitos colaterais, não interfere no uso de outros medicamentos e pode ser usado por todos, inclusive crianças.

Modo de usar – A professora explica que por 15 dias a dose será de três gotas ou três glóbulos, uma vez por dia. Depois continua com a manutenção de três gotas ou três glóbulos apenas uma vez por semana, enquanto persistir a epidemia. Caso ocorra a doença, a frequência deve ser aumentada para a cada 4h horas e o atendimento deve ser buscado e as orientações médicas seguidas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem