CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Sancionada lei de criação do Sistema Municipal de Inovação

Estão definidos mecanismos de fomento e oferta de isenção tributária às startups da Intepp e empresas juniores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Sancionada lei de criação do Sistema Municipal de Inovação
Assinatura da lei pelo prefeito Tupã, entre Del Trejo e Vinha
Foto: João Paulo Barbosa Sancionada lei de criação do Sistema Municipal de Inovação
Cerimônia da Lei da Inovação no Centro Cultural Matarazzo
Foto: João Paulo Barbosa Sancionada lei de criação do Sistema Municipal de Inovação
Representantes da Unoeste, Intepp, Prefeitura e Câmara

Produzida pelo poder executivo, aprovada pelos vereadores, sancionada pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” e encaminhada para publicação, a lei 1273/16 cria o Sistema Municipal de Inovação. Medida que contempla o fomento à invenção ou implementação de produtos tecnológicos, além de oferecer isenção tributária às startups vinculadas à Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e às empresas juniores atreladas às instituições de ensino superior.  A expectativa é a de formar um dos principais polos brasileiros de produção de tecnologia e informação.

Além do fomento e da desobrigação tributária, o sistema compreende as instalações do Conselho Municipal de Tecnologia & Inovação (CT&I) – formado por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil; o Fundo Municipal de Tecnologia e Inovação, o Selo Municipal de Inovação; e o Prêmio Municipal de Inovação. Essa organização deverá resultar, inclusive, na criação do Cento de Inovação de Presidente Prudente (Cipp), para o qual Tupã anunciou a possibilidade de fazer com recursos do próprio município, caso não obtenha aporte financeiro dos governos estadual e federal.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de sansão da lei, na manhã desta terça-feira (12) no Centro Cultural Matarazzo, na presença de cerca de 150 convidados, especialmente de inseridos no segmento em questão. A Unoeste se fez representar oficialmente pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), local de gestação da Intepp, da APL Software, que é o Arranjo Produtivo Local, e das várias ações geradoras de políticas públicas para o setor.

Estiveram presentes o diretor da Fipp e presidente da Intepp, Moacir Del Trejo, juntamente com os coordenadores de cursos Emerson Silas Dória e Haroldo Alessi, acompanhados do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e da Extensão e Ação Comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que também é professor na Fipp, assim como o secretário municipal de tecnologia da informação Rogério Marcus Alessi e o gerente da Intepp Luís Horácio Ramos Isique. Del Trejo fez parte da mesa solene, juntamente com o prefeito Tupã, o vice Marcos Vinha, o vereador Ivan Júnior e o secretário Alessi.

O primeiro ato da solenidade foi a graduação pela Intepp das empresas Codifica e Diniz Apps, com as entregas de certificados para Paulo Sérgio Diniz, Túlio Garcia Diniz e Suemar Everton Contessoto. Ao secretário municipal de cultura Fábio Nougueira, foi entregue por Contessoto um quadro alusivo ao aplicativo da Agenda PP, que disponibiliza informações culturais, gratuitamente, em smartphones e tablets. Seguiram-se os pronunciamentos dos componentes da mesa, incluindo ainda o do presidente da Liga das Empresas Juniores, Bruno Fogala Toniello. O último ato foi o da assinatura da lei.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem