CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo compara colírio diluído em óleos de oliva e linhaça

Nas análises citológica e histopatológica, a redução de neutrófilos foi mais significativa com a linhaça


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo compara colírio diluído em óleos de oliva e linhaça
Luís Felipe da Costa Zulim foi aprovado pela banca examinadora
Foto: João Paulo Barbosa Estudo compara colírio diluído em óleos de oliva e linhaça
Cecília, Zulim, Silva e Cláudia, que aparece no tela

  
Vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, a pesquisadora médica veterinária Silvia Maria Caldeira Franco Andrade tem conduzido vários experimentos oftalmológicos em animais utilizando óleo de linhaça. O mais recentemente concluído teve o objetivo de comparar a eficácia do colírio de tacrolimus 0,03%, diluído também em óleo de oliva, no tratamento de ceratoconjuntivite seca. As análises citológica e histopatológica apresentaram redução mais significativa de neutrófilos com a utilização do óleo de semente de linhaça.

O novo experimento foi realizado pelo médico veterinário Luís Felipe da Costa Zulim, orientado pela doutora Silvia. Com a devida aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), foram utilizados 60 cães, dos quais 20 saudáveis e os outros 40 diagnosticados com ceratoconjuntivite seca bilateral, alocados aleatoriamente em dois grupos, relacionados aos dois óleos. O tratamento foi feito com 1 gota duas vezes ao dia. Os animais saudáveis formaram o grupo controle.

Durante seis meses, as avaliações ocorreram com exames oftálmicos. Foram aplicados Teste Lacrimal de Schirmer (TLS), Teste de Ruptura do Filme Lacrimal (TRFL), Teste de Fluoresceína (TF) e Teste de Rosa Bengala (TRB); mensalmente com citologia, sendo que no início e no final do estudo foram feitos os exames histopatológicos. Conforme o autor do estudo, nos grupos tratados os sinais clínicos, a cicatrização das úlceras de córnea e em três exames oftalmológicos (menos no TF) os resultados foram de melhora significativa após os primeiros 30 dias de tratamento.

Ao final do experimento os grupos tratados apresentaram, na análise citológica, diminuição de linfócitos, neutrófilos, células metaplásicas e escamosas. Na análise histopatológica ocorreu a redução de linfócitos e neutrófilos e o aumento de células caliciformes, sendo que no tratamento com óleo de linhaça a diminuição de neutrófilos foi mais significativa, em ambas as análises. A conclusão foi de que o colírio diluído com ambos os óleos foi eficiente no tratamento da doença.

Zulim disse que não houve diferença significativa nos parâmetros avaliados entre os grupos. Porém, a diminuição de neutrófilos (células sanguíneas leucocitárias que fazem parte do sistema imunológico) foi mais significativa no tratamento com a utilização do óleo de linhaça. “Assim, o óleo de semente de linhaça pode ser uma nova alternativa como diluente do tacrolimus”, disse Zulim, que fez a defesa pública de sua dissertação na manhã desta quinta-feira (5).

A doutora Silvia recebeu na banca examinadora suas colegas Cecília Braga Laposy e Cláudia Valéria Seullner Brandão, da Unesp em Botucatu, de onde fez a avaliação em sistema de videoconferência, sendo suas palavras iniciais de elogio ao autor do estudo e à sua orientadora. Zulim foi aprovado para receber o título de mestre em Ciência Animal pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem